Perguntar
Fechar

Anabolizantes causam esterilidade?

Os anabolizantes podem causar esterilidade dependo da utilização, pois podem inibir a produção de espermatozoides. A ocorrência da esterilidade pela falta de espermatozoides (azoospermia) depende do período de tempo em que foi usado o anabolizante e da dose tomada. Quanto maior o tempo de utilização e a dose recebida, maior será o risco para a esterilidade. Esse efeito pode ser permanente, não havendo uma comprovação científica em relação ao tempo necessário para causá-la.

A presença dos anabolizantes ou esteroides androgênicos anabólicos no organismo leva à um bloqueio nas funções do testículo, reduzindo ou interrompendo a produção de espermatozoides. Os anabolizantes são hormônios geralmente derivados da testosterona, que é o principal hormônio masculino produzido nos testículos, e agem estimulando o aumento do volume de massa muscular, principalmente por retenção de líquidos nas fibras musculares.

O endocrinologista ou o médico especialista em medicina esportiva são os profissionais indicados para a orientação em relação ao uso dos anabolizantes.