Perguntar
Fechar

Aneurisma da aorta: quais são os sintomas e qual é o tratamento?

A maioria dos casos de aneurisma da aorta não apresenta sintomas. Quando presentes, os sintomas são decorrentes da compressão de estruturas vizinhas pela artéria dilatada ou das complicações. Um aneurisma grande da artéria torácica pode causar dificuldade para engolir, devido à compressão do esôfago, e falta de ar, pela compressão da traqueia.

O aneurisma da aorta é uma doença silenciosa e extremamente perigosa devido ao risco de ruptura da artéria, que pode ser fatal. Outras complicações incluem trombose, embolia, corrosão das vértebras da coluna e compressão de estruturas vizinhas, podendo trazer graves consequências para o organismo.

Os aneurismas normalmente apresentam um crescimento lento e progressivo e nunca diminuem de tamanho.

O tratamento do aneurisma da aorta é feito através de acompanhamento médico do tamanho do aneurisma, controle dos fatores de risco, cirurgia e terapia endovascular.

O controle dos fatores de risco inclui parar de fumar, controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol e triglicerídeos. O acompanhamento do aneurisma é realizado através de exames de imagem, como ecografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Se o aneurisma aumentar de tamanho, o que acontece na grade maioria dos casos, é indicado o tratamento cirúrgico. A cirurgia convencional consiste na retirada do aneurisma e colocação de uma prótese no local para restabelecer o fluxo sanguíneo.

Já a terapia endovascular é uma técnica minimamente invasiva que consiste na colocação de uma endoprótese internamente ao aneurisma. A endoprótese é introduzida pela virilha, através da artéria femoral, e levada até a aorta abdominal.

O diagnóstico do aneurisma da aorta é feito principalmente através de ecografia abdominal. Contudo, a tomografia computadorizada fornece imagens mais detalhadas, que permitem ao médico obter informações mais precisas sobre o tamanho, a localização e os limites do aneurisma.

O médico cirurgião vascular é o especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento do aneurisma da aorta.

Saiba mais em:

O que é aneurisma da aorta?

Qual é o tratamento para aorta dilatada?