Perguntar
Fechar

Até quando o homem cresce?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Até mais ou menos 18 a 20 anos. O processo de crescimento depende de vários fatores e cessa quando se atinge a idade óssea de 18 anos, quando ocorre o fechamento de todas as cartilagens ósseas de crescimento, esse processo não necessariamente coincide com a idade cronológica. Portanto, a maioria dos rapazes já atingiu essa idade óssea por volta dos 20 anos.

A altura final de cada individuo depende de fatores genéticos e fatores ambientais, principalmente relacionados a nutrição e qualidade global da saúde. Cerca de 80% da estatura final do individuo é determinado pela altura dos pais.

O que interfere no crescimento?

Cerca de 20% da estatura final é determinado por fatores ambientais, como nutrição, presença de doenças, sono e atividade física.

Nutrição

A nutrição é um dos principais fatores que influenciam o crescimento, para que uma criança e jovem cresça e se desenvolva adequadamente é essencial que ele tenha uma alimentação saudável e rica em nutrientes.

Presença de doenças

A presença ou ausência de doenças crônicas também interfere no crescimento das crianças e jovens. Algumas doenças como obesidade, puberdade precoce, hiperplasia adrenal congênita, hipertireoidismo, hipotireoidismo, atraso da puberdade, excesso de glicocorticoide, podem interferir diretamente na idade óssea interferindo assim diretamente no crescimento.

Sono

Sabe-se atualmente que a qualidade do sono também é essencial para que a criança consiga crescer de forma saudável. O sono noturno é importante, crianças que apresentam baixa qualidade do sono e dormem pouco crescem menos.

Atividade física

Muito se questiona sobre o papel da atividade física no crescimento de crianças e jovens, o que se sabe atualmente é que a prática esportiva não interfere na estatura de crianças e jovens. As atividades esportivas de moderada intensidade podem melhorar a densidade óssea e contribuem para uma vida saudável, mas devem ser bem orientadas para cada faixa etária.

Para mais informações sobre crescimento consulte um médico de família, clínico geral, pediatra ou endocrinologista.

Também pode ser do seu interesse:

Existe alguma forma de estimular o crescimento?