Atraso menstrual e dores lombares são sinais de gravidez?

Gostaria de saber se atraso menstrual seguido de dores lombares é sinal de gravidez?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Pode ser sinal de gravidez sim. O atraso menstrual é um dos principais sintomas sugestivos de gravidez e normalmente o primeiro a acontecer, já dores lombares são menos comuns, mas também podem estar presentes no começo de uma gestação.

Na presença de atraso menstrual superior a 15 dias está indicada a realização de um teste de gravidez para confirmar ou descartar essa hipótese.

Quais os sintomas do começo de uma gravidez?

Náuseas e vômitos

Outros sintomas que podem surgir logo no inicio da gravidez são as náuseas e os vômitos, que podem estar presentes desde o primeiro dia de gestação e podem acompanhar a mulheres durantes os primeiros meses, geralmente as náuseas cessam com o decorrer do tempo. Há mulheres no entanto que podem não apresentar náuseas ou vômitos durante a gravidez.

Cólicas e sensação de inchaço abdominal

As mulheres também podem sentir leve cólica ou sensação de inchaço abdominal, que ocorre devido as primeiras alterações da implantação do embrião no útero.

Sintomas menos frequentes

Algumas mulheres relatam um pequeno corrimento rosa ou mesmo a presença de um pequeno sangramento auto-limitado, que pode corresponder ao sangramento de implantação do embrião, também chamado de sangramento de nidação. No entanto, esse sintoma é raro.

Outros sintomas que tendem a surgir com o avançar da gravidez são aumento da sensibilidade mamária, sonolência, constipação, sensação de azia.

Caso apresente sintomas sugestivos de gravidez e atraso menstrual consulte o seu médico de família ou ginecologista para realização de um teste de gravidez.