Perguntar
Fechar

Quais os benefícios do alecrim para a saúde?

Dra. Juliana Guimarães
Dra. Juliana Guimarães
Enfermeira doutorada em Saúde Pública

O alecrim (Rosmarinus officinalis) é fonte de ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitaminas (A, C, K, B6) e fitoquímicos fenólicos com efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e diuréticos. Além destes, auxilia na redução de gases intestinais.

É uma erva aromática cultivada em várias partes do mundo devido aos seus efeitos benéficos para a saúde.

Ramo de Alecrim

Ação antioxidante e anti-inflamatória

As vitaminas e os compostos fenólicos presentes no alecrim possuem intensa ação antioxidante, o que auxilia no combate aos radicais livres e na prevenção do envelhecimento precoce da pele. As propriedades anti-inflamatórias atuam, especialmente, nos músculos e articulações.

Efeito diurético

O consumo de alecrim em forma de chá tem ação diurética, o que contribui para a redução da retenção de líquidos. Além disso, o chá de alecrim favorece o trânsito intestinal. A ação diurética e uma melhora do trânsito intestinal favorecem a desintoxicação do organismo e podem auxiliar no processo de emagrecimento.

Redução de gases

O desconforto provocado pela presença de gases no intestino, assim como as cólicas, pode ser reduzido por meio da ingestão de alecrim.

Propriedades do alecrim ainda em estudo

Os efeitos do alecrim sobre o controle da diabetes, doenças cardiovasculares, redução do estresse, melhoria da memória e combate à gripe ainda precisam ser estudados com maior profundidade. Portanto, ainda não há evidência científica destas ações atribuídas a esta erva aromática.

Formas de consumo e cuidados ao consumir alecrim

O alecrim pode ser consumido fresco, desidratado, em forma de chá ou de óleo essencial. De modo geral, não há contraindicações quanto ao seu consumo. Entretanto, pela ausência de estudos, mulheres grávidas devem evitá-lo na forma de chá sob o risco da ocorrência de contrações uterinas.

A ingestão de uma quantidade superior a 4 xícaras de chá de alecrim ao dia pode provocar intoxicação, problemas renais e gastrointestinais.

Leia também

Beber chá em excesso faz mal?

3 Remédios Naturais para Combater a Ansiedade

Chá de canela de velho: para que serve, quais benefícios e contraindicações?