Bepantol Derma Creme: para que serve e como usar a pomada?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

A pomada Bepantol Derma Creme serve para hidratar a pele e prevenir o seu ressecamento e a sua descamação. Sua fórmula possui grandes quantidades de pró-vitamina B5 (dexpantenol), além de lanolina e óleo de amêndoas doces, substâncias com forte ação hidratante.

O principal princípio ativo do Bepantol Derma Creme é a pró-vitamina B5, também conhecida como dexpantenol. A substância acelera a regeneração das células, promovendo a renovação natural da pele.

O dexpantenol também é um poderoso hidratante, que evita a perda excessiva de água pela pele, além de estimular a produção de colágeno, ajudar na cicatrização, auxiliar no controle de inflamações e melhorar a função de proteção da pele.

Assim, o Bepantol pomada hidrata, cicatriza, fortalece e renova a pele, deixando-a mais macia, firme e resistente.

Como o Bepantol Derma Creme funciona?

A pró-vitamina B5 ou dexpantenol, presente em grandes concentrações no Bepantol Derma Creme, é transformada rapidamente em ácido pantotênico nas células da pele e das mucosas.

O ácido pantotênico está relacionado com a regeneração e a cicatrização da pele e das mucosas.

O ácido pantotênico estimula a replicação das células das camadas basais da pele, que irão compor a camada superficial da pele. A substância também estimula a multiplicação dos fibroblastos, que produzem colágeno, fundamental para a firmeza e resistência da pele.

A pomada também forma uma fina camada protetora e transparente, que protege a pele dos agentes agressores externos e impermeabiliza a pele, evitando a perda de água e consequente desidratação e ressecamento.

Quando usar Bepantol Derma Creme?

O Bepantol Derma Creme é indicado para peles que precisam de hidratação e locais que necessitam de cuidados especiais e hidratação intensiva, como tatuagens, pés, cutículas, calcanhares, cotovelos e joelhos, deixando a pele mais macia e saudável.

Quando aplicado no rosto e na região abaixo dos olhos, a ação hidratante da pomada deixa a pele com um aspecto mais saudável. Porém, a pomada não serve para clarear a pele ou eliminar manchas.

O Bepantol pomada promove uma hidratação profunda da pele, estimulando a sua regeneração naturalmente e prevenindo a sua descamação.

Contudo, devido às propriedades cicatrizantes, regenerativas e anti-inflamatórias do dexpantenol, o Bepantol Derma Creme também é indicado no tratamento de:

  • Assaduras;
  • Fissura anal;
  • Fissuras nos mamilos;
  • Ferimentos e queimaduras leves;
  • Rachaduras em pele e mucosas;
  • Escaras (úlceras de pressão);
  • Fissuras nos lábios.

Como usar Bepantol Derma Creme?

Aplique uma camada de Bepantol Derma na pele e espalhe suavemente, uma vez ao dia. Aplique novamente a pomada sempre que for preciso hidratar ou tratar a pele de forma mais intensa.

Para prevenir e tratar assaduras, recomenda-se aplicar uma camada de Bepantol sempre que houver mudança de fralda, depois de limpar o bebê.

No tratamento e na prevenção de fissuras nos mamilos, deve-se aplicar uma camada de pomada no local após cada mamada.

Para maiores esclarecimentos sobre o uso de Bepantol Derma Creme, consulte um médico dermatologista ou fale com o médico que receitou o medicamento.

Também pode lhe interessar: Posso usar Bepantol Derma Solução para hidratar o cabelo?