Bolinhas amarelas no genital, o que pode ser?

A presença de bolinhas nos genitais podem ocorrer devido à uma inflamação da pele causada pelo ato de coçar ou por uma foliculite, que é uma infecção no local onde nasce o pêlo. Na candidíase vaginal também podem ocorrer pequenos pontos vermelhos ou lesões esbranquiçadas nas áreas externas dos genitais, que podem inflamar devido ao ato de coçar.

Algumas doenças sexualmente transmissíveis que podem ter lesões parecidas com bolinhas nos genitais são: condiloma acuminado (aparecem verrugas amareladas) e a herpes genital (pequenas bolhas). O molusco contagioso é uma infecção da pele causada por um vírus (poxvírus), que embora possa aparecer em qualquer parte do corpo, também se transmite pelo contato sexual e pode localizar-se nos genitais. Têm a aparência de carocinhos levemente planos na sua parte superior.

O clínico geral pode ser consultado nos casos de lesões nos genitais. Caso seja necessário, fará o encaminhamento para o especialista mais indicado (dermatologista, ginecologista, infectologista ou urologista).

Também pode lhe interessar: Bolinhas no rosto parecidas com espinhas: o que pode ser?