O cansaço na gravidez é um sintoma muito comum. Geralmente, inicia-se no primeiro trimestre, e é causado pelas alterações hormonais do começo da gestação, sendo a progesterona o principal hormônio envolvido.
Com a elevação desse hormônio, há um aumento do fluxo sanguíneo para o útero, além de relaxamento muscular e consequentemente uma diminuição na atividade motora fina (por exemplo, fica mais difícil colocar a linha no orifício da agulha), agindo como um potente sedativo.
A progesterona é responsável pelas alterações de humor, esquecimento ocasional e constipação intestinal. O cérebro adquire tolerância aos altos níveis do hormônio durante a gestação.
No segundo trimestre, normalmente o cansaço desaparece, retornando no terceiro trimestre, quando está relacionado ao peso do bebê, à dificuldade de expansão dos pulmões devido ao tamanho do útero e à anemia natural da gravidez.
Certo grau de cansaço é esperado na gestação e não traz prejuízos ao bebê. Contudo, na presença de cansaço excessivo, é necessário consultar seu médico de família ou obstetra para que sejam afastadas outras causas de cansaço como:
- hipotireoidismo
- insuficiência cardíaca
- insuficiência renal
- diabetes mellitus
- doenças pulmonares
- reações a medicamentos
- doenças do sono
Não deixe de comparecer às consultas de pré-natal regularmente. Em caso de dúvidas, converse com o médico durante a consulta.
Também pode lhe interessar: