Perguntar
Fechar

Caroço na vagina, o que pode ser?

Apareceu um caroço na vagina, o que pode ser? Bartolinite é o mais provável?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Sim, bartolinite é uma das possíveis causas de caroço na vagina. Mas existem outras causas prováveis de caroço na região da vulva e da vagina como foliculite, linfogranuloma venéreo, cisto sebáceo, lipoma.

A bartolinite é uma inflamação das glândulas de Bartholin. Essa glândulas ficam na entrada da vagina e apresentam pequenos orifícios por onde sai liquido, que serve para lubrificar a vagina. Quando esses orifícios se obstruem ocorre o acumulo de líquido dentro da glândula, formando assim o cisto de Bartholin, o caroço que se sente e é observado na vagina.

Esse processo pode levar a uma reação inflamatória local e em alguns casos bactéria podem se acumular causando uma infecção. Quando está infectada, a glândula de Bartholin causa muita dor e grande desconforto na região da vulva e vagina.

O tratamento da bartolinite consiste na drenagem do líquido e muitas vezes antibióticos também podem ser necessários. A drenagem é feita geralmente com uma agulha no próprio consultório médico, é um procedimento simples e que leva a um alívio muito grande dos sintomas.

Saiba mais sobre a bartolinite em: O que é Bartolinite? tem cura?

Caso esteja com um caroço na vagina, que a esteja incomodando, procure um médico de família ou ginecologista para uma melhor avaliação.