Perguntar
Fechar

Caroços e nódulos no couro cabeludo, o que pode ser?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Caroços no couro cabeludo podem corresponde a diferentes condições e doenças. Algumas causas de caroços no couro cabeludo são: dermatite seborreica, caspa, acne, foliculite, micoses, cistos, psoríase ou câncer de pele.

Dermatite seborreica

A dermatite seborreica é uma condição que acarreta a descamação do couro cabeludo e oleosidade. O acumulo de escamas ou caspas pode causar a formação de pequenos nódulos descamativos. A dermatite seborreica pode causar ainda coceira intensa no couro cabeludo.

Acne

A acne também pode atingir o couro cabeludo. Embora seja uma condição mais frequente em outras áreas do corpo como a face e costas, a região da cabeça também pode apresentar erupções características da acne. A acne pode formar nódulos que doem no couro cabeludo.

O tratamento da acne é feito com cuidados locais, cremes e eventualmente antibióticos ou outros medicamentos.

Foliculite

Foliculite é a infecção do folículo piloso. A base do pelo pode inchar, ficar vermelha, quente e dolorida, formando um nódulo ou caroço que pode ser palpado ao tocar o couro cabeludo. O tratamento da foliculite inclui o uso de antibióticos e drenagem do pus.

Cistos

Cisto podem ocorrer também no couro cabeludo. Os cisto são nódulos repletos de líquido e podem atingir diferentes partes do corpo, incluindo o couro cabeludo e região da cabeça. O cisto pode ser retirado através de um procedimento de excisão cirúrgica.

Micose

A presença de infecção por fungos no couro cabeludo pode levar a formação de lesões avermelhada ou esbranquiçadas, que coçam. Em algumas situações são formadas placas ou nodulações na cabeça, que podem levar a queda do cabelo. O tratamento é feito com antifúngicos em shampoos, loções ou cremes.

Psoríase

A psoríase é uma doença que leva a formação de placas avermelhadas e descamativas. Embora a psoríase não forme nódulos, as placas podem ser confundidas com nodulações no couro cabeludo. O tratamento da psoríase pode incluir, cremes contendo corticoesteroide, fármacos ou fototerapia.

Câncer de pele

Alguns tipos de câncer de pele podem formar nódulos no couro cabeludo, como o carcinoma espinocelular. O câncer de pele geralmente desencadeia um nódulo de crescimento rápido, com alterações na coloração e que podem sangrar. O tratamento exige a retirada cirúrgica e se necessário quimioterapia.

Caroço no couro cabeludo de crianças

Caroços no couro cabeludo de crianças podem ocorrer devido a pediculose (piolho), foliculite ou mesmo pelo simples ato de coçar, que pode desencadear feridas e inflamações levando a formação de nódulos e caroços na cabeça.

A pediculose é a infestação por piolhos, que causa intensa coceira e desconforto principalmente em crianças em idade escolar.

Na presença de caroços no couro cabeludo que doem ou coçam é essencial a avaliação por um médico de família, clínico geral e dermatologista para a realização do melhor diagnóstico e tratamento.

Leia também:

Qual o tratamento para foliculite no couro cabeludo?

Referências bibliográficas

SBD. Sociedade brasileira de dermatologia.