Catarro verde, amarelo, branco ou com sangue: o que cada cor quer dizer

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

O catarro de cor diferente do amarelo-claro ou hialino (transparente) quer dizer que existe algum problema de saúde e deve ser avaliado por um médico.

A secreção normal da via aérea, seja eliminada pelo espirro ou pela tosse, é clara e sem cheiro.

O catarro de cor diferente, mau cheiro ou em grande quantidade, pode indicar desde um resfriado comum, infecções, doenças cardíacas ou um tumor.

As cores e características do catarro, além dos sintomas associados, são fundamentais para a investigação desse problema. Sempre que possível, registre essa secreção em fotos, vídeo ou leve uma pequena quantidade do catarro em um recipiente, para avaliação médica.

O que cada cor revela sobre a sua saúde:

Catarro verde ou amarelo

O catarro verde, esverdeado ou amarelo escuro, sugerem a presença de infecção pulmonar. Uma das principais causas de morte no mundo, a pneumonia.

Por ser a principal causa, e devido aos riscos conhecidos da doença, mesmo não havendo febre ou outros sintomas típicos da pneumonia, recomendamos que procure um médico para avaliação e se preciso, iniciar tratamento com antibioticoterapia.

Catarro branco

O catarro de cor branca ou incolor, pode ser visto nos casos de resfriado comum, gripe, alergias, asma ou bronquite.

São condições que a princípio não oferecem risco, devendo ser apenas tratadas com aumento do consumo de água, alimentação saudável e repouso.

Catarro com sangue

A presença de sangue no catarro indica, na maioria das vezes, um problema mais grave.

Pode ocorrer na asma grave, pelo esforço da tosse persistente, que acaba por causar lesão de pequenos vasos, mas pode também ser um sinal de tuberculose, coqueluche, tromboembolismo pulmonar ou câncer.

Por isso, na presença de sangue, orientamos a procurar um médico em serviço de emergência, ou médico pneumologista, para avaliação e tratamento, o quanto antes.

Catarro marrom ou preto

O catarro de cor escura, marrom, acinzentado ou preto, acontece nos casos de fumantes crônicos, trabalhadores de áreas poluídas ou exposição a fumaça. Por exemplo, nos casos de incêndio.

Seja qual for a situação, o catarro escuro deve ser avaliado por um pneumologista, com urgência.

Catarro rosa

Quando o catarro tem um aspecto mais parecido com espuma rosada, indica um problema grave chamado edema agudo de pul, que ocorre por insuficiência cardíaca.

O coração debilitado, não consegue bombear o sangue adequadamente, por isso acumula líquido nos pulmões, que são expelidos dessa forma pela boca.

O paciente apresenta ainda, suor frio, palidez, pressão baixa, falta de ar e confusão mental.

Trata-se de uma emergência médica! Nesses casos procure uma urgência imediatamente ou ligue para o serviço de emergências do SAMU - 112. Explique a situação e o atendente saberá como lhe orientar.

Os espirros, a tosse e as secreções produzidas pelo nosso corpo, são meios de defesa do organismo. Quando acontecem, indica que algo está agredindo o corpo e estimulando a produção de muco e anticorpos ou células de proteção.

Fique atento, procure um médico se observar qualquer sinal de maior risco ou gravidade.

Quando procurar um médico com urgência?

  • Quando acompanhado de febre alta,
  • Tosse com catarro verde, amarelo, com sangue ou rosa,
  • Tosse com catarro que persiste por mais de 3 dias, independente da cor,
  • Perda de peso sem causa aparente.

Para casos de doenças pulmonares, o médico pneumologista deve ser procurado.

Leia também: