Perguntar
Fechar

Cirurgia de adenoide: como é feita e quando é indicada?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

A cirurgia de adenoide (adenoidectomia) é feita sob anestesia geral, em centro cirúrgico, através de um procedimento rápido e simples que remove a adenoide pela boca, com duração de aproximadamente 10 a 20 minutos.

Após o procedimento, o paciente deve permanecer em observação por algumas horas e, não havendo complicações, já recebe alta para casa no mesmo dia. As complicações no pós-operatório da cirurgia de adenoide são raras.

Como é feita a cirurgia de adenoide e quando é indicada
Adenoide aumentada

Quando a cirurgia de adenoide é indicada?

A cirurgia de adenoide é indicada quando o aumento da adenoide provoca:

  • Entupimento frequente do nariz;
  • Infecções recorrentes na garganta, no nariz ou nos ouvidos (otites e sinusites);
  • Acúmulo de catarro no ouvido, com prejuízos para a audição;
  • Dificuldade respiratória, levando à respiração pela boca, o que gera desconforto na garganta, dores de cabeça, pela oxigenação inadequada, e roncos à noite;
  • Sono não reparador, fragmentado pelos roncos e pelos despertares noturnos, que prejudica a atenção e o humor durante o dia.

Na grande maioria dos casos, a pessoa evolui bem após a cirurgia de adenoide. São indicados analgésicos e ou anti-inflamatórios para controlar a dor durante alguns dias. O local da cirurgia pode demorar algumas semanas para cicatrizar completamente.

Quando uma criança muito nova é submetida à cirurgia de adenoide, os sintomas podem voltar a aparecer, pois a adenoide pode voltar a crescer. Porém, esses casos são raros.

A cirurgia reduz a ocorrência de infecções e melhora a qualidade de vida da criança, embora em algumas situações específicas, a retirada da adenoide possa ser prejudicial, como em crianças com lábio leporino ou Síndrome de Down.

A adenoidectomia pode ser realizada isoladamente ou junto com outros procedimentos cirúrgicos, como a retirada das amígdalas, por exemplo

Nos primeiros dias de pós-operatório, a alimentação deve ser pastosa, líquida e gelada para ajudar no alívio da dor.

Podem ocorrer episódios de vômitos e indisposição, considerados normais pelo manuseio da cirurgia. Porém, o aparecimento de febre ou sangramento não é normal e deve ser comunicada ao médico assistente imediatamente.

O que é adenoide?

A adenoide é um tecido esponjoso localizado no final do nariz e que ajuda o corpo a se defender contra doenças respiratórias, reconhecendo vírus e bactérias e produzindo anticorpos.

Porém, a adenoide pode crescer demais e prejudicar a respiração pelo nariz, causando obstrução nasal, o que desencadeia outros problemas de saúde.

O aumento da adenoide pode causar obstrução ou até interrupção da respiração, além de obstrução da tuba auditiva, que liga a faringe ao ouvido. O entupimento da tuba pode causar otites de repetição e sinusites.

O aumento da adenoide pode provocar ainda dificuldade para engolir, diminuição do olfato e do paladar, distúrbios da fala e anomalias no crescimento do crânio e da face.

Cabe ao médico otorrinolaringologista avaliar o caso e indicar o momento mais adequado para a cirurgia, quando esta for necessária.

Leia também: O que é adenoide?