Perguntar
Fechar

Cirurgia de retirada da vesícula quando posso ter relações?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Em torno de 7 a 14 dias já é possível voltar a ter relações sexuais, o tempo pode ser maior ou menor a depender da via cirúrgica.

Se a retirada da vesícula tiver sido realizada por videolaparoscopia a recuperação é mais rápida e o retorno à atividade sexual e outras atividades físicas pode acontecer mais rapidamente. Já em casos de cirurgia por via de acesso aberta, o tempo de recuperação tende a ser maior.

Também deve ser observado se houve a presença de complicações durante a realização da cirurgia ou há a presença de fatores de risco que podem atrasar o tempo total de recuperação, por isso o ideal é seguir a orientação médica.

Relação sexual é considerado um tipo de atividade física, portanto, as recomendações no que se referem a sua prática após a cirurgia são semelhante as recomendações de atividade física no geral.

Quando posso voltar a fazer atividade física?

A maioria dos médicos tendem a orientar o retorno à atividade física leve, como tarefas domésticas, em torno de 7 a 14 dias. Para o retorno às atividades físicas intermédias, como malhar e exercitar-se em academia, esse tempo pode ser de 30 a 45 dias. Já para atividades mais intensas, como levantar peso, o tempo preconizado é de 60 dias.

Este tempo deve ser respeitado porque só assim é possível evitar a ocorrência de complicações pós-cirúrgicas como desenvolvimento de hérnias umbilicais.

Para mais orientações converse com o seu médico cirurgião, pois cada caso precisa ser analisado individualmente.

Também pode lhe interessar:

Retirada da vesícula: como é a recuperação e quais os efeitos colaterais?