O coletor menstrual é um copinho em formato de taça feito com silicone medicinal. Quando inserido no canal vaginal serve para coletar o sangue do fluxo menstrual.
Como usar o Coletor Menstrual
1. Escolha o seu coletor
A escolha do coletor pode variar de acordo com o fabricante, mas é importante perceber alguns critérios:
- Idade: mulheres com menos de 30 anos têm indicação de usar coletores menores e aquelas acima de 30 anos, maiores.
- Filhos: se a mulher não teve filhos a indicação é de coletores menores, se já os teve, usará um coletor de tamanho maior.
- Altura do colo do útero: esta característica influencia no comprimento do coletor. Se seu colo de útero é alto, opte por coletores mais compridos. Se seu colo for médio ou baixo, escolha coletores menstruais curtos. Para saber a altura do colo seu uterino, busque consulta com um ginecologista.
- Fluxo menstrual: se você tem um fluxo menstrual intenso, prefira coletores com diâmetro mais largo.
- Sensibilidade: algumas mulheres apresentam maior sensibilidade no canal vaginal ou no trato urinário, com tendência a infecções. Se você se enquadrar nestes casos, prefira coletores mais flexíveis.
- Musculatura Pélvica: mulheres que possuem a musculatura pélvica muito forte, devem escolher coletores mais rígidos.
Algumas marcas consideram apenas a idade e a presença de filhos para ajudar na escolha do coletor adequado. No entanto, fabricantes que apresentam maior variedade de tamanhos de coletores menstruais ponderam mais critérios para uma seleção mais acertada.
2. Escolha a dobra mais adequada ao seu corpo
Existem muitas formas diferentes de dobrar o coletor. A melhor, é aquela mais fácil e que menos incomoda na hora de colocar o copinho. A dobra deve ser feita no mesmo local no qual se encontra os furinhos do coletor, responsáveis por fazer o vácuo e sustentar o coletor menstrual no local correto, evitando vazamentos.
A dobra mais comum e que se adapta a grande parte da mulheres é a dobra em C, também chamada de dobra em U.
3. Higienize seu coletor
- Antes e depois do uso em cada fluxo menstrual, é recomendado lavar o coletor com água morna e ferver por 3 a 10 minutos (verifique tempo indicado pelo fabricante).
- Após ferver o coletor, lave a panela com água e sabão.
- Reserve uma panela de inox ou ágata somente para higienizar o seu coletor.
- Antes de inserir no canal vaginal, deixe-o esfriar.
- Não esqueça seu coletor no fogo para que ele não derreta.
4.Insira o coletor menstrual
- Lave bem as mãos;
- Encontre uma posição confortável: sentada, deitada, em pé com a perna levantada são algumas das posições que podem ser adotadas;
- Se necessário, um lubrificante à base de água pode ser utilizado para facilitar a inserção do coletor. Use duas ou três gotinhas de lubrificante para que não fique escorregadio;
- Efetue a dobra do coletor;
- Insira o coletor inclinado em direção à base da sua coluna vertebral, tentando mantê-lo dobrado até que esteja todo dentro do canal vaginal;
- Aos poucos, vá soltando a dobra até que o coletor se abra;
- Levemente passe o dedo em volta na base do coletor para se certificar de que ele está corretamente posicionado;
- Se ainda sentir alguma dobra, segure a base do copinho menstrual e gire levemente para que ele se abra completamente.
As mulheres que usam ou já usaram absorventes internos, provavelmente, terão facilidade em inserir o coletor menstrual. Entretanto, ao contrário do absorvente interno que fica próximo ao colo do útero, o coletor menstrual fica encaixado no início do canal vaginal.
5. Use por até 12 horas
- Você pode permanecer com o coletor menstrual por até 12 horas consecutivas;
- Após este período, ele deve ser retirado, esvaziado, lavado em água corrente (de preferência morna) e reinserido.
6. Retire o coletor menstrual
- Lave bem as mãos e se posicione de forma confortável e o mais relaxada possível. Relaxar faz com a musculatura pélvica e vaginal também relaxe. Isto torna a retirada do coletor mais fácil;
- Insira os dedos indicador e anelar no canal vaginal e segure a haste ou a base do coletor;
- Para facilitar contraia a musculatura pélvica no sentido de expulsão para fazer com que o coletor se desloque para baixo;
- Ao alcançar a base do coletor, pressione-a para retirar entre os dedos (em formato de pinça) para retirar o vácuo;
- Com a base do copinho menstrual ainda pressionada, deslize delicadamente o coletor de um lado para o outro até que saia completamente.
Higiene durante o ciclo menstrual
- Não há necessidade de esterilizar o seu coletor menstrual entre um uso e outro durante um mesmo ciclo. Somente a higienização com água corrente é suficiente para reutilizá-lo.
- Em caso de utilização de banheiros públicos em que não é possível lavar com água corrente, lave o coletor com uma garrafa de água ou limpe com papel higiênico.
- É necessário lavar seu coletor com água, pelo menos, duas vezes ao dia.
Cuidados ao fim do ciclo menstrual
- Antes de guardar seu coletor menstrual ao fim do ciclo, ele precisa ser esterilizado. Como no início do período menstrual, ferva o seu copinho por 3 a 10 minutos, de acordo com as orientações do fabricante.
- Guarde-o em local seco até o próximo ciclo no saquinho destinado ao seu armazenamento fornecido pelo próprio fabricante.
Cuidados Adicionais
- Panelas de alumínio ou teflon não são indicadas para esterilização dos coletores menstruais, pois soltam substâncias metálicas que podem danificar o silicone medicinal do seu copinho.
- Panelas de ágata ou inox são as indicadas para ferver o coletor menstrual, uma vez que preservam o silicone. Algumas marcas vendem estes utensílios.
- Ao esterilizar assegure-se que a quantidade de água na panela é suficiente para cobrir todo o coletor menstrual. Certifique-se de que o coletor menstrual não toque o fundo da panela para não queimar.
- Não ferva o seu coletor por um tempo superior ao orientado pelo fabricante. Em fervura por mais de 15 minutos, a elasticidade do seu coletor pode ser perdida, o que pode reduzir a sua durabilidade.
Também pode ser do seu interesse:
Coletor menstrual: o que é, vantagens e desvantagens e como usar
Referências bibliográficas
Eijik et al. Menstrual cup use, leakage, acceptability, safety, and availability: a systematic review and meta-analysis. Lancet. 2019