Perguntar
Fechar

Com que idade se pode furar a orelha?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Não há limite de idade para poder furar a orelha. O furo pode ser feito logo após o nascimento, desde que seja realizado por uma pessoa habilitada. Furar a orelha não prejudica em nada o bebê.

É fundamental esterilizar os materiais utilizados para evitar infecções, que, se não forem tratadas adequadamente, podem trazer sérios problemas. Por isso, o brinco e o lóbulo da orelha devem ser limpos com álcool a 70%.

É importante também estar muito atento ao material do primeiro brinco, para evitar possíveis alergias, infecções e a oxidação do metal.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o furo da orelha pode ser feito também em farmácias, com brincos vendidos no próprio local e colocados com ajuda de uma espécie de pistola. Porém, este equipamento é mais indicado para crianças maiores e adultos.

Brinco infantil

Uma vez colocado o brinco, este deve ficar por algum tempo (3 a 6 meses) na orelha do bebê para que o furo possa cicatrizar sem fechar. Durante esse período, a limpeza do furo na hora do banho deve ser feita com sabonete ou shampoo infantil, com o cuidado de enxaguar bem a orelha depois para evitar que os resíduos de sabonete ou shampoo irritem o local.

Qualquer sinal de alergia, inflamação ou irritação no local, deve-se tirar o brinco imediatamente e falar com o pediatra que acompanha a criança.