Perguntar
Fechar

Como aliviar a prisão de ventre no bebê?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Para aliviar a prisão de ventre em bebês que já iniciaram a introdução alimentar, recomenda-se aumentar a quantidade de fibras na alimentação da criança, dando mais sucos de frutas naturais (maçã, pera, ameixa) e alimentos como batata doce, feijão, ervilha, brócolis, espinafre, arroz, ameixa, pera, pêssego, damasco.

Aumentar a oferta de água e outros líquidos também ajuda a soltar o intestino preso do bebê, já que a água amolece as fezes e facilita a sua eliminação pelo intestino.

Há casos em que a prisão de ventre está relacionada com o leite ou a fórmula utilizada, pelo que mudar os mesmos pode ser suficiente para acabar com a constipação intestinal.

Contudo, essas recomendações podem não resultar para todas as crianças e alguns bebês podem continuar com prisão de ventre mesmo assim.

Nesses casos, é importante consultar o médico pediatra ou médico de família para uma avaliação detalhada. Se o médico achar necessário, poderá prescrever medicamentos específicos para soltar o intestino, como laxantes e supositórios.

Converse com o médico durante as consultas de puericultura ou procure um serviço de urgência nos casos agudos.

Saiba mais em:

Quais são os alimentos indicados em caso de prisão de ventre?

Qual é o melhor tratamento para acabar com a prisão de ventre?

Prisão de ventre pode ser câncer?