Como fazer para aumentar a libido?
Para aumentar a libido feminina ou masculina, é preciso primeiro identificar a causa da falta de desejo sexual, que pode ser física ou psicológica. Se a falta de desejo não for causada por fatores físicos, seguem algumas dicas que podem ajudar:
- Procure melhorar ou manter a sua autoestima elevada;
- Diga ao parceiro ou parceira aquilo que deseja, fale sobre os seus sentimentos;
- Faça atividades que lhe dão prazer e ajudam a aliviar o estresse, como exercícios físicos, massagens ou outros hobbies;
- Quando possível faça uma atividade prazerosa juntos, como dança ou esportes;
- Crie oportunidades para estar a sós com seu parceiro ou parceira e reserve um dia da semana só para os dois;
- Aproxime-se mais com abraços, beijos, um toque, como pegar nas mãos com mais frequência e não somente no momento do sexo.
Dentre os fatores físicos que podem diminuir a libido estão:
- Uso regular de alguns medicamentos como: anticoncepcionais, antidepressivos, ansiolíticos e
- Alterações hormonais, como o período da menopausa, baixa dosagem de testosterona e fase pós-parto e
- Problemas psicológicos.
A diminuição da libido na grande maioria das vezes está relacionada com problemas psicológicos e psicossociais, por exemplo, relacionamentos de longa duração, monotonia, descuido de um ou ambos os lados, falta de comunicação ou intimidade entre o casal, sexualidade reprimida, nascimento do 1º filho, estresse, problemas pessoais, financeiros, entre tantos outros fatores.
Leia também: falta de libido: o que pode ser e o que fazer?
Recomendamos em primeiro lugar, agendar uma consulta com um ginecologista (no caso das mulheres), ou urologista (no caso dos homens), para uma avaliação adequada do seu caso e tratamento direcionado para a causa.
Caso não seja um problema físico, pode ser benéfico a associação de um tratamento conjunto com terapia sexual ou terapia de casal.