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Como baixar o colesterol?

Para baixar o colesterol é necessário a adoção de uma dieta pobre em colesterol e rica em fibras, a realização de atividade física e, em muitos casos, o uso de medicações prescritas pelo médico.

Para auxiliar a redução do colesterol deve-se:

  • reduzir o consumo de produtos de origem animal, principalmente miúdos (coração, fígado, miolos),
  • reduzir o consumo de leite integral e seus derivados, como manteiga, queijos, creme de leite e iogurtes,
  • reduzir o consumo de embutidos e frios como presunto, salsichas e linguiças,
  • reduzir o consumo de frutos do mar como camarão, ostra, marisco e polvo,
  • reduzir o consumo de alimentos com gordura trans como sorvetes cremosos, chocolates, margarinas, biscoitos recheados, nuggets e bolos industrializados,
  • aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras como aveia, soja, cereais, feijões e grãos,
  • aumentar o consumo de frutas e verduras,
  • atividade física aeróbica - caminhadas, natação, hidroginástica, bicicleta,
  • redução de peso, quando houver sobrepeso ou obesidade.

Leia também: 10 alimentos que vão ajudar a baixar o colesterol

A presença do colesterol no organismo humano é importante para a produção de hormônios, da vitamina D e de ácidos da vesícula biliar. Além disso, ele também faz parte das membranas das células e de alguns processos celulares. No entanto, quando há o acúmulo e aumento de partículas no sangue (lipoproteínas) ricas em colesterol como a LDL, torna-se um fator de risco para doenças cardiovasculares.

A avaliação dos níveis adequados do colesterol para cada pessoa dependem dos seus fatores de risco individuais para doenças cardiovasculares como a idade, sexo, sedentarismo, tabagismo, presença de hipertensão arterial, diabetes e outros casos de colesterol alto na família.

O clínico geral poderá avaliar a situação e indicar o tratamento mais adequado e o encaminhamento à outros profissionais da saúde caso seja necessário.