Perguntar
Fechar

Como calcular tempo de gravidez em meses?

Usualmente, calcula-se o tempo de gravidez em semanas. Contudo, para obter a idade gestacional em meses, basta dividir o valor por 4.

Para calcular o tempo de gravidez semana a semana, comece a contagem a partir do primeiro dia da última menstruação e marque-o num calendário. A cada 7 dias, a partir desta data, o bebê terá mais uma semana de vida.

O cálculo do tempo de gravidez é feito a partir da data da última menstruação, já que é muito difícil de saber o dia exato que a mulher engravidou, ou seja, o dia que houve a fecundação (encontro do espermatozoide com o óvulo). Essa forma de calcular a idade gestacional é bastante fiável, desde que a mulher tenha ciclos regulares.

Como calcular a idade gestacional em meses

Mesmo sabendo o dia da relação, a concepção não ocorre necessariamente na mesma data, já que o espermatozoide pode permanecer vivo durante dias dentro do corpo da mulher.

A idade gestacional também pode ser descrita por trimestre, ou seja, subdividindo a gravidez de 3 em 3 meses, da seguinte forma:

Primeiro trimestre de gravidez

1 a 4 semanas de gestação: 1 mês

É no primeiro mês de gestação que é feita a 1ª consulta pré-natal, preferencialmente entre a 2ª e a 4ª semana de atraso menstrual. O embrião tem cerca de 5 mm. Também são feitos exames de sangue e urina. A partir da 4ª semana, é comum a gestante sentir sonolência.

5 a 9 semanas de gestação: 2 meses

A partir do 2º mês de gravidez, já é possível identificar a cabeça, os olhos e os membros
do feto. Órgãos como rins, estômago e fígado já estão em funcionamento. Na 8ª semana, começam a se diferenciar os órgãos genitais.

10 a 13 semanas de gestação: 3 meses

Com 3 meses, começa-se a formar o rosto do feto, que já tem orelhas e pálpebras. Porém, os olhos não se abrem. As unhas já se formaram e todos os órgãos internos estão praticamente desenvolvidos.

Segundo trimestre de gravidez

14 a 17 semanas de gestação: 4 meses

A partir do 4º mês de gravidez, os batimentos cardíacos do bebê já podem ser ouvidos no exame de ultrassom. É nessa fase da gestação que é feita a amniocentese, quando indicada. Entre o 4º e o 5º mês, a gestante normalmente já consegue sentir o bebê.

18 a 22 semanas de gestação: 5 meses

Com 5 meses, o bebê já utiliza com intensidade os músculos e a sua pele está mais grossa. Nessa fase da gravidez, a gestante pode ter aumento do apetite e deve controlar o peso.

Entre a 20ª e a 22ª semana de gestação, já é possível saber o sexo do bebê através da ultrassonografia.

23 a 26 semanas de gestação: 6 meses

No 6º mês de gravidez, o bebê já se movimenta bastante, dorme muito e já é capaz de reconhecer as vozes do pai e da mãe.

Terceiro trimestre de gravidez

27 a 31 semanas de gestação: 7 meses

Passados 7 meses de gravidez, o bebê tem cerca de 1 quilo e meio e mede aproximadamente 28 centímetros. É possível que o bebê já esteja de cabeça para baixo, posicionando-se para o parto. Devido ao tamanho do útero, a gestante pode sentir azia e falta de ar.

32 a 35 semanas de gestação: 8 meses

No 8º mês de gravidez, o útero materno já começa a ficar apertado para o bebê. As alterações gravídicas dessa fase podem causar cansaço e dor nas costas.

36 a 40 semanas de gestação: 9 meses

Com 36 semanas, o bebê está encaixado. A partir da 37ª semana de gravidez, as consultas de pré-natal passam a ser semanais.

Quanto tempo pode durar uma gravidez?

A gravidez pode durar até 41 semanas e 6 dias. Considera-se prematuro o bebê que nascer antes de completar as 37 semanas de gestação.

É possível saber o dia do parto?

Por norma, a data prevista do parto é aquela onde se completa 40 semanas, contadas a partir do 1º dia da última menstruação. O bebê pode nascer 2 semanas antes ou até 2 semanas depois desta data, sendo totalmente normal.

À medida que a gravidez avança e a data prevista para o parto se aproxima a gestante deve permanecer em alerta para os sinais de trabalho de parto como aumento da intensidade e frequência das contrações ou ruptura da bolsa. Alguns sinais de alarme como sangramento ou o bebê deixar de se movimentar também são motivos para a gravida procurar o serviço de urgência mais próximo.

Para maiores esclarecimentos sobre como calcular o tempo de gravidez, fale com o médico obstetra que está acompanhando a gestação.