Perguntar
Fechar

Como deve ser a alimentação de quem tem doença de Crohn?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

A alimentação de quem tem doença de Crohn deve ser normal, porém, durante os períodos agudos, quando há diarreia, recomenda-se evitar fibras (frutas e vegetais crus, por exemplo), leite e derivados pois podem aumentar a diarreia e a cólica.

A dieta deve ser balanceada, com porções adequadas de proteínas e calorias. O/a médico/a pode recomendar também suplementos multivitamínicos e ferro.

É importante lembrar que nenhum alimento causa a doença de Crohn ou provoca recidiva da doença, mas certos alimentos podem piorar os seus sintomas.

Há pacientes que melhoram após reduzir a ingestão de alimentos ricos em gordura ou açúcar. Portanto, o que piora ou melhora a condição de um indivíduo pode não ter o mesmo efeito no outro. Muitas vezes é uma questão de tentativa e erro.

Para identificar mais facilmente os alimentos que pioram o quadro, o/a paciente é orientado/a a ter um diário alimentar. Uma vez descobertos esses alimentos, deve se manter longe deles.

Durante as fases agudas, para compensar a perda de nutrientes, o/a médico/a ou nutricionista pode indicar também suplementos alimentares, como shakes, para fornecerem um aporte maior de calorias, proteínas, vitaminas e minerais. Por serem líquidos, são absorvidos mais facilmente e dão um "descanso" para o intestino.

A alimentação para pacientes com doença de Crohn deve ser prescrita pelo/a médico/a gastroenterologista juntamente com o/a nutricionista.

Leia também:

Doença de Crohn tem cura?

O que é doença de Crohn e quais os sintomas?