Perguntar
Fechar

Como distinguir sangramento de menstruação?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Para verificar a diferença entre sangramento e menstruação você deve observar o dia que o corre o sangramento e o aspecto do fluxo. Se o seu ciclo for regular, a sua menstruação tem dias certos para vir, enquanto que o sangramento pode ocorrer em qualquer dia do ciclo menstrual. Observe também a aparência e consistência do sangue, pois cada mulher tem o fluxo menstrual com um determinado aspecto e o sangramento tende a ser diferente do fluxo menstrual.

Os sangramentos de escape que podem ocorrer ao longo do ciclo menstrual costumam ter uma cor menos viva, duram pouco tempo e a perda de sangue é mínima. Normalmente, duram apenas alguns dias ou até mesmo um dia. A mulher normalmente nota o sangramento pela mancha que surge na calcinha.

Esses sangramentos normalmente estão relacionados com o uso de algum tipo de anticoncepcional hormonal como pílula, adesivo, anel vaginal, DIU e implantes. Também pode haver sangramento no início da gravidez, enquanto que algumas mulheres também podem perder um pouco de sangue durante a ovulação.

Saiba mais em:

Dá para confundir sangramento de nidação com menstruação escura?

É normal ter sangramento durante o período fértil?

Grande parte das mulheres apresenta uma resolução espontânea para esses sangramentos fora do período menstrual. Contudo, se o sangramento persistir ou for muito incômodo, consulte o/a médico/a ginecologista, médico/a de família ou clínico/a geral.

Também podem lhe interessar:

O que é sangramento de escape?

Sangramento de escape pode ser considerado menstruação?