Perguntar
Fechar

Como identificar alguém com transtorno da personalidade esquiva?

Pessoas com transtorno da personalidade esquiva são muito tímidas, socialmente inibidas, sentem-se inadequadas em situações sociais e são muito sensíveis a comentários e avaliações negativas, podendo ficar extremamente magoadas nessas situações. Acreditam que são inferiores, incapacitadas ou que não têm qualidades.

Por serem muito inibidos e terem muito medo de críticas e desaprovações, esses indivíduos tendem a evitar atividades e situações em que estejam em contato direto com outras pessoas, tornando-se "esquivos", o que explica o nome desse transtorno de personalidade.

O transtorno da personalidade esquiva caracteriza-se pela extrema timidez e inibição. São pessoas que tentam passar despercebidas quando estão com os outros, evitando a todo custo chamar a atenção devido ao medo da vergonha, da desaprovação e da rejeição.

O receio da vergonha e de se sentirem ridículas levam essas pessoas a serem bastante reservadas nas suas relações pessoais. Evitam novas amizades, pois acham que as outras pessoas irão desaprová-las ou criticá-las.

Por isso, quem tem transtorno da personalidade esquiva raramente se envolve com outras pessoas sem se certificar primeiro de que é estimada e não será criticada.

As relações interpessoais mais íntimas tornam-se dessa forma mais difíceis de ocorrer. Contudo, desde que sejam aceitas e aprovadas sem serem criticadas, essas pessoas conseguem estabelecer esse tipo de relacionamento.

Quando precisam começar alguma atividade nova ou assumir algum tipo de risco, são bastante relutantes, já que possuem medo excessivo da vergonha ou da falta de aprovação alheia.

Esses sintomas prejudicam significativamente a qualidade de vida da pessoa, já que interferem nas suas relações pessoais, sociais e profissionais. O tratamento é feito com medicamentos psiquiátricos e psicoterapia.

Saiba mais em:

Qual é o tratamento para o transtorno da personalidade esquiva?

Quais os tipos de transtorno de personalidade e suas características?

Como identificar o transtorno de ansiedade social?