Perguntar
Fechar

Como identificar e tratar a bulimia?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Os sinais e sintomas da bulimia geralmente incluem a ingestão compulsiva e rápida de grandes quantidades de alimentos seguida por sentimentos de culpa, vômitos autoinduzidos, uso de diuréticos e laxantes sem indicação médica e adoção de dietas muito rígidas.

Também é comum que a pessoa com bulimia tenha uma distorção da autoimagem, vendo-se gorda quando na realidade está magra.

Em geral, esses indivíduos também apresentam baixa autoestima, grandes variações de peso, ansiedade, depressão, perfeccionismo, insatisfação frequente e automutilação.

Tratamento da Bulimia

A forma mas eficaz de tratar a bulimia é através da psicoterapia associada com medicamentos antidepressivos e estabilizadores do humor.

O objetivo é tratar não somente a bulimia em si, mas as complicações e outros transtornos mentais que podem estar associados, como ansiedade e depressão.

Sem tratamento, a bulimia nervosa pode trazer várias complicações, como arritmias, desidratação, ressecamento da pele, prisão de ventre severa, náuseas, inflamações na garganta, perda do esmalte dos dentes, inflamações na gengiva, ausência ou alterações na menstruação, entre outras.

O tratamento da bulimia envolve diversos profissionais de diferentes áreas, como médico psiquiatra, médicos de outras especialidades, psicólogo e nutricionista.

Leia também:

O que é bulimia nervosa?

Quais os tipos de transtornos alimentares e seus sintomas?

Como é o tratamento para transtornos alimentares?