Perguntar
Fechar

Como identificar o transtorno de ansiedade social?

O transtorno de ansiedade social, também conhecido como fobia social, caracteriza-se pelo medo exagerado e constante de situações sociais ou daquelas em que a pessoa precisa desempenhar alguma tarefa em público. São indivíduos que têm medo de terem comportamentos humilhantes ou embaraçosos na presença de outras pessoas e serem desaprovados ou rejeitados por elas.

Também são excessivamente inibidas e críticas em relação a elas mesmas quando estão numa situação social que causa ansiedade, o que gera comportamentos tensos e rígidos, além de dificuldade de se expressar verbalmente, prejudicando a vida social do indivíduo.

Em alguns casos, o transtorno de ansiedade social pode gerar medo e desconforto somente em situações em que a pessoa tenha que desempenhar tarefas em público, como falar ou fazer alguma apresentação. Em outros, o medo está associado apenas a situações sociais.

Transtorno da personalidade esquiva

Vale lembrar que grande parte dos indivíduos com transtorno de ansiedade social apresentam também transtorno da personalidade esquiva. Esse transtorno de personalidade tem com principais sintomas o medo excessivo de avaliações e os sentimentos de inadequação.

Pessoas com transtorno da personalidade esquiva evitam situações sociais em que tenham que estar em contato direto com outras pessoas devido ao medo da crítica ou da desaprovação.

Pela semelhança entre os sintomas, o transtorno da personalidade esquiva pode ser considerado uma forma mais grave do transtorno de ansiedade social.

Leia também: Como identificar alguém com transtorno da personalidade esquiva?; Qual é o tratamento para o transtorno da personalidade esquiva?

A fobia social afeta principalmente adolescentes e adultos jovens. Sem tratamento, esse tipo de transtorno de ansiedade dificilmente irá regredir ou desaparecer espontaneamente, trazendo graves prejuízos nas relações sociais da pessoa.

Saiba mais em:

Transtorno de ansiedade social: Quais as causas e como tratar?

Quais os tipos de transtorno de personalidade e suas características?

Quais os sintomas dos transtornos de ansiedade?