Perguntar
Fechar

Como ocorre a transmissão do zika?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

A transmissão do Zika ocorre pela picada de diferentes espécies do mosquito Aedes (Aedes aegypti, Aedes albopictus, etc), um mosquito rajado com listras brancas.

Investigadores recentemente estão pesquisando a possibilidade do vírus ser transmitido também pela picada de outros mosquitos como o pernilongo comum ou muriçoca, cientificamente chamado de Culex.

A fêmea do mosquito aedes pica uma pessoa infectada com o vírus, mantém o vírus na sua saliva e retransmite o vírus ao picar outra pessoa sã.

Ao depositar os ovos em recipientes com água parada, os ovos se desenvolvem, transformam em larvas e dão origem a novos mosquitos adultos.

A transmissão do zika não ocorre com ingestão de água ou em contato com a pessoa doente, a única fonte de transmissão é a picada do mosquito. Com a complicação mais recentemente vinculada ao zika ( a microcefalia em bebês de mães que tiveram zika durante a gravidez), além das outras complicações ainda em estudo, investigadores cogitam a possibilidade da doença ser enquadrada em Zika congênita, o que caracteriza a transmissão do vírus pela placenta, ou seja, de mãe para filho/a.

Para combater o zika, elimine os focos de água parada em pneus, vasos de plantas ou recipientes que possam favorecer a procriação do mosquito. Guarde baldes com a boca para baixo e coloque areia nas bordas dos vasos de plantas.

8 cuidados que a mulher grávida deve ter para prevenção do zika vírus

Zika pode causar Síndrome de Guillain-Barré?