Perguntar
Fechar

Como posso prevenir a dengue?

A principal forma de prevenção da dengue é o combate ao mosquito Aedes aegypti, que é o responsável por transmitir o vírus causador da doença.

Como o ciclo de vida do mosquito está relacionado a pontos com água parada, eliminar esses locais é fundamental para prevenir a doença. O uso de inseticidas e repelentes também pode ajudar a evitar as picadas. Para as crianças pequenas, deve-se usar mosquiteiro ou tela para cobrir o berço.

Apesar de as campanhas de combate à dengue acontecerem na época de chuvas do verão, é importante que a população mantenha esse controle durante todo o ano.

A dengue é uma doença viral, cujos principais sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares e articulares e vermelhão na pele. Sua forma grave, a dengue hemorrágica, pode levar a sérias complicações e até mesmo à morte.

Por isso, no caso de suspeita da doença, deve-se procurar um pronto-socorro, para que o tratamento adequado seja indicado.

É importante lembrar que, nesses casos, não se devem utilizar medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico e seus derivados. No Brasil, eles estão indicados com a frase "ESTE MEDICAMENTO É CONTRAINDICADO NO CASO DE SUSPEITA DE DENGUE".