Perguntar
Fechar

Como posso saber se o meu bebê tem icterícia?

Para saber se o seu bebê recém-nascido tem icterícia, observe se os olhos ou a gengiva dele estão amarelos. Se ele tiver a pele clara, você também pode fazer o seguinte teste: pressione levemente o peito da criança com a ponta do dedo e repare se a pele fica amarelada quando você parar de fazer pressão.

A icterícia neonatal não é uma doença. Trata-se apenas de uma adaptação do metabolismo do recém-nascido e tende a desaparecer na primeira ou segunda semana de vida.

A icterícia ocorre devido ao excesso de bilirrubina, uma substância de cor amarela que é resultante do metabolismo da hemoglobina (substância que dá a cor vermelha aos glóbulos vermelhos do sangue).

No recém-nascido, os níveis de bilirrubina normalmente estão mais elevados devido à maior quantidade de glóbulos vermelhos e porque o fígado do bebê ainda não é capaz de metabolizar o excesso de bilirrubina.

A icterícia neonatal é mais intensa entre o e o 3º dia após o nascimento, por isso geralmente a condição é identificada e tratada ainda na maternidade.

Porém, se você já estiver em casa e verificar que a pele e os olhos do seu bebê estão amarelados, entre em contato com o pediatra ou leve a criança para o hospital para ser avaliada.

O tratamento da icterícia neonatal é feito com fototerapia, que consiste na aplicação de luzes fluorescentes azuis na pele do bebê. Esses banhos de luz ajudam o corpo a metabolizar e excretar a bilirrubina.

Leia também: Para que serve o exame de bilirrubina no sangue?

Há casos em que a icterícia é causada por uma incompatibilidade sanguínea entre a mãe e o bebê ou alguma outra doença. Quando isso acontece, os níveis de bilirrubina podem ficar perigosamente elevados e a icterícia pode surgir já no primeiro dia de vida. A fototerapia nesses cais é mais intensa e prolongada e o tratamento pode incluir até transfusão de sangue.

Veja também: Como clarear e tratar olhos amarelados?

Lembrando que a icterícia neonatal normalmente não é prejudicial ao bebê. Apenas em casos muito raros, quando os níveis de bilirrubina estão extremamente altos, o recém-nascido pode sofrer danos neurológicos.

Contudo, na grande maioria dos casos, o organismo do bebê aos poucos elimina o excesso dessa substância e os olhos e a pele voltam à coloração normal.

Saiba mais em:

Quais as causas da icterícia neonatal e como é o tratamento?

Meu bebê recém nascido tem os olhos amarelados, o que é isso?

Olhos amarelados, o que pode ser?

Tenho a pele amarela desde que nasci. Posso ter hepatite?