Perguntar
Fechar

Como prevenir o câncer de próstata?

A melhor forma de prevenir o câncer de próstata é fazer anualmente os exames de toque retal e o exame de sangue para verificar o PSA (antígeno prostático específico). Juntos, esses exames podem detectar precocemente mais de 90% dos tumores malignos de próstata, o que aumenta muito as chances de cura da doença.

O exame de toque é feito em consultório pelo médico urologista. Demora poucos segundos e serve para detectar alterações na próstata, como endurecimento e forma irregular, que podem indicar a presença de algum tumor.

Já o exame de PSA (sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico) indica os níveis sanguíneos dessa proteína que é produzida exclusivamente pela próstata. Valores superiores a 2,5 ng/ml são indicativos de câncer de próstata.

Contudo, o PSA também pode estar alto em casos de prostatite (inflamação da próstata), crescimento benigno da próstata e outras doenças que afetam a glândula. Portanto, níveis elevados de PSA nem sempre significam que o indivíduo está com câncer de próstata.

Saiba mais em: PSA alterado: quais os sintomas e o que pode ser?

Se houver alteração no exame clínico e o PSA estiver aumentado, é realizada uma ultrassonografia. O diagnóstico é confirmado através de biópsia.

Veja também: Biópsia da próstata: como é feito o procedimento?

Ainda não se sabe exatamente o que causa o câncer de próstata, mas alguns fatores de risco aumentam as chances de desenvolver a doença, como idade, história na família e alimentação.

A idade é o principal fator a ser levado em consideração, já que cerca de 75% dos casos de câncer de próstata ocorre a partir dos 60 anos. O risco aumenta se o homem tiver algum parente de 1º grau que já teve a doença.

O câncer de próstata também está associado a uma dieta rica em carne e gordura de origem animal. Por isso, ter uma alimentação saudável e balanceada, com pouca gordura animal e rica em tomate (licopeno), frutas e vegetais, sobretudo alimentos ricos em vitaminas A e D e selênio, pode contribuir para reduzir os riscos de desenvolver esse tipo de tumor.

A maioria dos homens com câncer de próstata não apresenta sintomas no início. Em grande parte dos casos, o tumor tem evolução lenta e silenciosa.

Veja aqui quais são os sintomas do câncer de próstata.

Por essa razão, os exames anuais de toque retal e PSA são fundamentais para diagnosticar a doença ainda na fase inicial e aumentar as chances de cura. Os exames de rastreamento devem ser realizados a partir dos 45 anos ou a partir dos 40 anos para homens com histórico familiar de câncer de próstata.

Saiba mais em:

Câncer de próstata tem cura?

Como é o tratamento para câncer de próstata?

O que é câncer de próstata?