Perguntar
Fechar

Como reduzir o fluxo menstrual?

Para reduzir o fluxo menstrual existem tratamentos hormonais, no entanto é necessário saber se o fluxo menstrual é intenso e se há alguma causa para isso. Algumas mulheres têm um fluxo menstrual intenso sem causa aparente ou simplesmente sentem-se desconfortáveis com o seu fluxo menstrual. Para essas situações o médico poderá indicar o uso de anticoncepcionais orais, injetáveis ou implantes hormonais, que diminuem ou eliminam o fluxo menstrual.

O fluxo menstrual intenso (menorragia) pode ser causado por distúrbios como o sangramento uterino disfuncional, endometriose, pólipos, adenomiose e mioma. Nesses casos, a redução do fluxo menstrual é conseguida após o tratamento desses distúrbios.

A menstruação é um sangramento que ocorre a cada 25 a 35 dias, dura de 2 a 7 dias, com uma perda de 20ml a 80ml de sangue. Os fluxos menstruais que não correspondem a essas características são considerados anormais.

O ginecologista ou o endocrinologista podem ser consultados para diagnosticar e tratar os problemas relacionados ao ciclo menstrual.

Saiba mais em: O que fazer para aumentar ou diminuir o fluxo menstrual?