Perguntar
Fechar

Como saber de quem peguei herpes?

Estava com muita coceira na vagina. Fui à ginecologista e ela me disse que estou com herpes genital. O que faço para saber de quem peguei?
Dra. Janessa Oliveira
Dra. Janessa Oliveira
Farmacêutica-Bioquímica

Você só pode pegar herpes de alguém que também tenha o vírus da herpes ativo. Mas não é tão simples identificar a pessoa de quem pegou a doença, especialmente se ela não apresentar lesões visíveis.

Existem dois tipos de vírus que podem causar herpes genital:

  • Vírus HSV-1: que também causa as lesões na boca ou nos olhos;
  • Vírus HSV-2: que é apenas transmissível pelo contato sexual.

Para desenvolver sintomas de herpes genital, uma das possibilidades é que a sua vagina tenha tido contato direto com uma lesão de outra pessoa, ou com secreções da boca ou de órgãos genitais de outra pessoa infectada. Por isso, se teve contato sexual (genital-genital ou oral-genital) recente com uma pessoa com ou sem lesão, é possível que tenha pegado a doença dela.

Outra possibilidade é ter tocado a região da vulva com a mão contaminada com fluidos da boca, dos olhos ou dos órgãos sexuais de outra pessoa que tinha o vírus ativo. Embora seja mais raro, isso pode acontecer em um banheiro público contaminado, por exemplo. Nesse caso, fica muito difícil saber de quem você pegou herpes, pois não teve contato direto com a pessoa.

Você também pode ter se "auto-infectado", pois, se tiver uma lesão ativa de herpes na boca ou nos olhos, tocá-los e depois tocar a região genital, pode passar o vírus para a região genital.

Você pode querer ler também:

Referências:

World Health Organization. Herpes simplex virus. Key facts

UpToDate. Epidemiology, clinical manifestations, and diagnosis of herpes simplex virus type 1 infection