Perguntar
Fechar

Como se pega molusco contagioso?

A transmissão do molusco contagioso ocorre principalmente pelo contato direto, seja com as lesões ou com roupas, brinquedos e outros objetos usados por alguém infectado. O contágio também pode ocorrer através de relações sexuais desprotegidas.

As pessoas mais propensas a "pegar" molusco contagioso são as crianças e os indivíduos com a imunidade baixa, como os que têm HIV ou AIDS. Nas crianças, a infecção ocorre sobretudo naquelas que têm pele seca ou dermatite atópica, principalmente se frequentarem piscinas.

O molusco contagioso é uma infecção de pele causada pelo vírus do gênero Poxvirus. Os sinais e sintomas se manifestam sob a forma de elevações lisas, rosáceas e brilhantes na pele, semelhantes a verrugas. As lesões também podem apresentar uma pequena depressão no centro.

As lesões se manifestam com mais frequência nas axilas, laterais do tronco, regiões anal e genital e rosto.

Para evitar a transmissão do molusco contagioso, recomenda-se evitar o contato com pessoas que apresentam esses sintomas e compartilhar roupas, toalhas e objetos pessoais. O uso de preservativo é fundamental para evitar o contágio pela via sexual.

Os cuidados para prevenir o contágio do molusco contagioso devem ser maiores nos casos das crianças e dos pacientes imunodeprimidos.

Procure um médico dermatologista se apresentar os sinais e sintomas do molusco contagioso para receber um diagnóstico e tratar a infecção.

Saiba mais em:

Molusco contagioso: qual é o tratamento?

Quais são os principais sintomas do molusco contagioso?