Perguntar
Fechar

Como tratar o transtorno de personalidade histriônica?

O tratamento do transtorno de personalidade histriônica é feito sobretudo com psicoterapia e medicamentos. Em alguns casos, poder ser necessário incluir a terapia familiar. O tempo de duração do tratamento pode ser de anos e requer esforço tanto por parte do paciente como do terapeuta.

As medicações utilizadas para tratar o transtorno de personalidade histriônica atuam sobretudo no controle da ansiedade e da impulsividade.

A terapia cognitiva-comportamental é o método de psicoterapia mais usado para tratar o transtorno histriônico. No entanto, independentemente da técnica utilizada, a psicoterapia é essencial para o controle dos sintomas e o sucesso do tratamento.

O objetivo da psicoterapia é auxiliar a pessoa a identificar os seus padrões de comportamento e vigiá-los, favorecendo o desenvolvimento do autocontrole e as mudanças comportamentais.

Se o paciente não aceitar o tratamento, o que é frequente nos casos de transtorno de personalidade, os resultados poderão ser insatisfatórios e as alterações nos padrões de comportamento muito superficiais e limitadas.

Pessoas com transtorno de personalidade histriônica são extremamente emotivas e precisam constantemente chamar a atenção e obter elogios dos outros. O uso do corpo ou da beleza, através de comportamentos indevidos ou sedutores, também são comuns.

O médico psiquiatra é o especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento do transtorno de personalidade histriônica.

Saiba mais em:

Como identificar alguém com transtorno de personalidade histriônica?

Quais os tipos de transtorno de personalidade e suas características?