Perguntar
Fechar

Creatinina baixa, o que pode ser?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

A creatinina é um produto da degradação de proteína muscular. Sendo assim, valores baixos de creatinina sérica (abaixo de 0,5mg/dL) podem significar menor quantidade de massa muscular, mais comum entre as mulheres, pessoas idosas e acamadas.

Por isso, os valores baixos de creatinina nem sempre representam um problema de saúde, mas refletem de forma indireta, a quantidade de massa muscular e o grau de nutrição do paciente. É claro que existem pessoas que não são desnutridas, apenas são constitucionalmente mais magras.

Dizemos portanto, que mais importante do que uma medida isolada da creatinina, é o acompanhamento médico e da evolução dos seus valores, ao longo do tempo.

O que fazer?

A primeira coisa a fazer é procurar um médico de família ou clínico geral, para investigar a causa provável desse valor, e manter o acompanhamento com novo exame de sangue.

O exame de creatinina sozinho não consegue determinar um problema, mas se estiver baixo deve ser acompanhado e avaliado junto com outros exames de sangue, principalmente a ureia, sódio, potássio e magnésio.

Para uma melhor avaliação, converse com o seu médico da família, ou procure um clínico geral.

Saiba mais sobre a creatinina nos artigos abaixo:

Referência:

SBN - Sociedade Brasileira de Nefrologia.