Perguntar
Fechar

Depilação a laser dói? Como funciona?

Depilação a laser pode causar alguma dor, mas isso depende da pessoa. Em algumas dói, enquanto que em outras não. Além disso, com a evolução das técnicas, a depilação a laser tornou-se bem menos dolorosa. Se houver muita dor ou incômodo, pode ser utilizado um creme anestésico antes do procedimento.

A dor também depende do tipo de laser que é utilizado para fazer a depilação. Grande parte das depilações a laser é feita com laser fototérmico, que aquece o tecido e pode causar efeitos colaterais como manchas e até queimaduras, se não for utilizado corretamente.

Já o laser fotoacústico produz um efeito mecânico e praticamente não produz calor. A pessoa quase não sente dor, apenas um incômodo. Além disso, essa técnica de depilação a laser protege a pele do efeito térmico, reduzindo o risco de efeitos colaterais.

A depilação a laser funciona da seguinte forma: o aparelho emite um feixe de luz altamente concentrado, que é absorvido pela melanina (substância que dá ao pelo) e atinge a raiz do pelo na sua fase ativa de crescimento. A energia absorvida aumenta a temperatura no folículo piloso, aquecendo e destruindo as suas estruturas. Como resultado, o pelo é eliminado e o seu crescimento é inibido.

Em média, são necessárias de 8 a 10 sessões de depilação a laser para obter os resultados pretendidos. O intervalo entre as sessões varia entre 3 e 5 semanas. Em cada sessão são destruídos os pelos que estão na fase ativa. Daí a necessidade de se fazer várias sessões, já que nem todos os pelos estão na fase ativa ao mesmo tempo.

Após a depilação a laser podem ocorrer vermelhidão e um pequeno inchaço no local, que desaparecem rapidamente. Também pode haver formação de crostas em alguns casos. O uso incorreto do aparelho pode provocar queimaduras irreversíveis e até cegueira, se o laser atingir o olho.

Por isso a depilação a laser deve ser realizada por um profissional devidamente habilitado, preferencialmente um médico dermatologista.

Saiba mais em: Depilação a laser na virilha é definitiva?