Perguntar
Fechar

Dermaroller funciona? Para que serve o microagulhamento?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Sim, o dermaroller funciona. O microagulhamento é uma técnica usada para aumentar e facilitar a penetração de substâncias ativas na pele, sobretudo no rosto. O dermaroller tem como principal benefício a brevidade do tratamento. O aparelho acelera os resultados, por isso reduz o tempo de tratamento e por vezes o número necessário de sessões.

A principal barreira para a penetração de compostos ativos na pele é a camada de queratina que fica na superfície da epiderme (camada mais superficial da pele), também conhecida como estrato córneo.

O dermaroller, através das microperfurações geradas pelo microagulhamento, serve para vencer essa barreira e garantir que o produto aplicado chegue às camadas mais profundas da pele e em maior quantidade. Por isso, a técnica funciona e é considerada eficaz.

Dermaroller: o que é, como usar, para que serve e quais os benefícios do microagulhamento

Outro benefício do dermaroller é a estimulação da produção de células novas, além de colágeno e elastina, que dão firmeza e elasticidade à pele.

Devido aos seus benefícios, o dermaroller serve para potencializar o tratamento de manchas, cicatrizes, rugas, cicatrizes de acne, estrias, flacidez, poros abertos, rejuvenescimento, olheiras e queda de cabelo.

Como o dermaroller funciona?

O dermaroller é um equipamento composto por um pequeno rolo com cerca de 200 agulhas extremamente finas, com 0,25 mm a 1,5 mm de comprimento. Ao passar o dermaroller sobre a pele, com movimentos de vai-e-vem e leve pressão, são criados centenas ou milhares de microfuros, que servirão de canais para que o medicamento aplicado a seguir penetre de forma mais eficaz.

Além disso, o microagulhamento gera microlesões, que estimulam a regeneração da pele. Como resultado, uma grande quantidade de colágeno e elastina é produzida na área por onde foi passado o dermaroller, para promover a cicatrização dos microfuros. A pele tratada fica assim mais firme e uniformemente regenerada.

Quinze minutos antes de passar o dermaroller sobre a pele, é aplicado um creme anestésico, já que o microagulhamento pode causar dor e incômodo. Vale lembrar que a área tratada está sendo toda microperfurada com agulhas minúsculas.

Em quanto tempo posso ver os resultados do dermaroller?

Cada sessão de dermaroller dura cerca de 15 a 20 minutos. Em média, são necessárias 3 sessões de microagulhamento, com intervalos de 4 a 6 semanas entre as sessões, para obter um resultado significativo com o tratamento. Contudo, é possível observar uma melhora da área tratada logo após a 1ª sessão.

No entanto, é importante ressaltar que o tempo necessário para ver os resultados do tratamento com dermaroller varia de acordo com a área do corpo, o tipo de tratamento em questão e a resposta individual ao procedimento.

Que cuidados devo ter com o uso do dermaroller?

Cada caso tem uma indicação e orientação específica, porém na maioria das vezes a orientação é de evitar usar maquiagem e filtro solar nas primeiras 24 horas após a sessão, e a partir do terceiro dia ou quando a pele estiver completamente recuperada, é indicada a aplicação de cremes específicos, pelo/a dermatologista.

Também é essencial aplicar protetor solar na área tratada nessa fase.

É importante ressaltar que o uso de dermaroller deve ser feito em consultório médico, com as devidas condições de higiene e assepsia. É necessário usar um novo rolinho em cada sessão e o aparelho não deve ser reutilizado, mesmo que seja pela mesma pessoa.

Usar o dermaroller em casa raramente é recomendado, devido aos riscos em utilizá-lo de forma incorreta ou em casos em que é contraindicado. Se não for usado corretamente, o dermaroller pode causar inflamação, infecção, reação alérgica e formação de queloide na pele.

O/A médico/a dermatologista é o especialista responsável pelo tratamento com dermaroller.

Saiba mais em: Quais os benefícios do microagulhamento para a saúde da pele?