Perguntar
Fechar

Diabetes tem cura?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Não, até o momento não existe um tratamento que cure o diabetes, seja o tipo 1 ou o tipo 2, mas existe tratamento eficaz que permite o controle da doença e de possíveis complicações.

Algumas pesquisas têm sido realizadas para testar o uso de células tronco no tratamento e possível cura do diabetes tipo 1, no entanto, esses estudos ainda estão em fase de testes e apenas o futuro poderá dizer se tais terapias poderão trazer alguma cura definitiva para esta doença.

Qual é o tratamento para diabetes?

  • Diabetes tipo 1: o tratamento do Diabetes tipo 1 consiste principalmente na insulinoterapia, ou seja, aplicação de insulina de modo a controlar os níveis de glicemia (açúcar no sangue) da pessoa com diabetes. Associa-se ao uso da insulina uma dieta adequada, através de orientação nutricional e a prática de atividades física

  • Diabetes tipo 2: o tratamento do Diabetes tipo 2 no início é feito geralmente com medicamentos, dieta adequada, na qual se reduz o consumo de açúcares e carboidratos e prática de atividade física. Os medicamentos melhoram a resposta das células à insulina, estimulam a produção e liberação de insulina pelo pâncreas, diminuem a absorção de açúcar pelo intestino ou aumentam a eliminação de glicose pela urina. Com o decorrer do tempo pode haver também a necessidade do uso da insulina.

  • Diabetes gestacional: o tratamento é feito com modificações na dieta e prática de atividade física orientada. Injeções de insulina podem ser necessárias, no caso da dieta e dos exercícios não serem suficientes para controlar os níveis de açúcar no sangue.

Leia também: O que é diabetes?

É possível prevenir o diabetes?

Não existem formas de prevenir o diabetes tipo 1. Contudo, é possível evitar muitos casos de diabetes tipo 2 adotando 3 medidas simples:

  1. Manter-se no peso normal;
  2. Ter hábitos alimentares saudáveis;
  3. Praticar atividade física regularmente.

Caso apresente diabetes consulte o seu médico para maiores orientações.