Perguntar
Fechar

Diferença entre Dengue, Zika e Chikungunya

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

A Dengue, Zika e Chikungunya são doenças infecciosas transmitidas por mosquitos e que, apesar de algumas semelhanças, podem ser distinguidas clinicamente.

Dengue

A Dengue é caracterizada por febre alta que começa de forma repentina associada a dores no corpo e nas articulações, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor abdominal intensa com náusea, vômito, diarreia. Além disso, a pessoa apresenta manchas avermelhadas na pele que podem coçar.

Chikungunya

Chikungunya é caracterizado também por febre alta e abrupta acompanhada de dores intensas, inchaço nas articulações e dificuldade em realizar atividades cotidianas como escovar os dentes e tomar banho. As manchas vermelhas no corpo são presentes com uma coceira intensa.

Zika

Já na Zika, a febre pode ser bem leve ou mesmo inexistente. As dores no corpo não são tão expressivas, mas podem manifestar nas extremidades. Uma diferença é a conjuntivite causada pelo vírus fazendo com que a pessoa fique com os olhos avermelhados e tenha uma sensibilidade à luz. As manchas avermelhadas podem aparecer logo no início dos sintomas e coçam bastante.

Outros comprometimentos mais graves podem estar presentes como alterações neurológicas, dormência nas extremidades, debilidade muscular e reações auto-imunes. Quando adquirida durante a gestação, o Zika vírus pode causar uma síndrome congênita, afetando a saúde do bebê.

A pessoa com algum desses sintomas deve ser devidamente avaliada pelo médico para que o diagnóstico seja feito e as orientações seguidas.