Perguntar
Fechar

Dislexia tem cura?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Dislexia não tem cura, mas existe tratamento através de psicopedagogia e fonoaudiologia. O método de reabilitação deve ser escolhido de acordo com o caso, uma vez que nenhum deles é totalmente eficaz.

A dislexia pode persistir até à idade adulta. Porém, quanto mais cedo ela for tratada, melhores serão os resultados finais em termos escolares, profissionais e até sociais.

Com o tratamento, o paciente disléxico aprende a superar as dificuldades e traçar novas rotas cerebrais para conseguir entender um texto na perfeição. A finalidade da terapia é ativar outras áreas cerebrais que apoiem a leitura, através da formação da palavra e desenvolvimento da fluência no texto.

Sabe-se que a dislexia causa uma falha na decodificação da linguagem escrita, ou seja, as letras de uma palavra nem sempre são identificadas e a pessoa pode não relacionar o som à letra.

É importante lembrar que a dislexia não tem nenhuma relação com um baixo nível intelectual. No entanto, a criança se sente inferiorizada, podendo apresentar baixa autoestima no futuro. Por isso é tão importante descobrir o problema precocemente, para evitar esses danos emocionais.

Em caso de suspeita de dislexia, a criança deve ser submetida a uma avaliação cautelosa feita por médicos (pediatra e neuropediatra), psicopedagogo e fonoaudiólogo.

Leia mais sobre o assunto em: O que é dislexia?