Perguntar
Fechar

Doença de Crohn tem cura?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Não, doença de Crohn não tem cura, mas é possível mantê-la sob controle através de medicamentos anti-inflamatórios e evitando alimentos que possam causar desconforto estomacal.

O stress e a ansiedade também devem ser evitados, pois já se sabe que esses sentimentos estão relacionados com uma piora dos sintomas.

No início, o tratamento da doença de Crohn geralmente é feito com antibióticos ou corticoides, com administração de imunossupressores em alguns casos.

O objetivo é estabilizar o quadro e fazer com que a doença fique inativa, mantendo o intestino sem sinais de inflamação. No entanto, as recaídas são comuns.

A cirurgia é indicada apenas nas situações mais complicadas. Nestes casos, retira-se a área doente do intestino, principalmente se forem encontradas fístulas ou obstruções.

Porém, o tratamento cirúrgico da doença de Crohn é evitado ao máximo devido à tendência de recidiva que as regiões operadas apresentam.

Pode-se dizer que a doença de Crohn está controlada quando o nível de atividade cai, os exames laboratoriais melhoram e os principais sintomas desaparecem.

Veja aqui quais são os sintomas da doença de Crohn.

Contudo, mesmo com a doença sob controle, o paciente precisa de um acompanhamento médico regular.

Casos mais severos da doença de Crohn têm alto risco de complicações. Obstruções intestinais e fístulas próximas à bexiga, vagina ou parede abdominal são algumas delas. Se não for devidamente tratada, a doença pode provocar a morte.

O diagnóstico e o tratamento da doença de Crohn é da responsabilidade do/a médico/a gastroenterologista.

Leia também:

Como deve ser a alimentação de quem tem doença de Crohn?

Doença crônica tem cura?