Donaren pode engordar?

“Quais são os efeitos colaterais do Donaren? Depois que comecei a tomar, engordei muito. Pode ser por causa do medicamento?”

Dr.ª Janessa Oliveira

Farmacêutica e Bioquímica

CRF-SP 22143

Dr.ª Janessa Oliveira
Não tem agenda disponível
Buscar Psiquiatra perto de você

O Donaren pode levar ao aumento do peso, pois um possível efeito colateral é o aumento do apetite, o que pode fazer com que a pessoa ingira mais calorias que o normal. Ainda assim, esse efeito é incomum. Por isso, poucas pessoas engordam devido ao uso do medicamento.

As reações adversas mais comuns são dor de cabeça, cansaço, tontura, sonolência, náusea, boca seca ou sabor desagradável no início do tratamento. Em geral, esses efeitos desaparecem com o uso, mas é importante informar o médico no caso de qualquer reação diferente da esperada.

Outros efeitos adversos possíveis são:

  • Inchaço, agitação, confusão e desorientação mental, tremores, diminuição de memória, sudorese noturna, diminuição de libido, dores musculares, distúrbios gastrointestinais, geniturinários, oftalmológicos (como o embaçamento visual) e sensação de falta de ar (comuns);
  • Reações alérgicas; arritmias, pressão baixa após mudança de postura e outros problemas cardíacos, distúrbios psiquiátricos, dermatológicos e endócrinos; insônia, ansiedade, convulsões, dificuldade para falar, perda auditiva parcial; esofagite de refluxo e hepatite; incontinência e aumento da frequência urinária, impotência, ejaculação retrógrada, ereção prolongada feminina; glaucoma, visão dupla, dor ocular e olho seco; anemia (incomuns);
  • Ereção prolongada, dolorosa ou inapropriada masculina (muito raro) — neste caso, deve-se interromper imediatamente o tratamento e consultar o médico.

A trazodona (que é a substância ativa do Donaren) também pode afetar a coagulação do sangue, resultando em risco de sangramentos nasais e hemorragias.

Se usa Donaren e acha que seu peso está sendo afetado por causa do medicamento, consulte um psiquiatra para perceber se é possível trocar de medicamento ou alterar a dose, para tentar reduzir os efeitos colaterais.

  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Psiquiatra perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Boca amarga pode ser câncer?

Veja se sentir gosto amargo na boca pode ser um sinal de câncer, o que fazer nesses casos e quais as causas que podem provocar alterações do paladar mais frequentemente.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Grávida pode tomar dipirona?

Grávida pode tomar dipirona entre o 4º e o 6º mês de gestação, somente se indicado pelo seu obstetra. Entenda melhor se a grávida pode tomar dipirona e os riscos.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Grávida pode tomar Gatorade?

O Gatorade pode ser ingerido durante a gravidez. Mas deve-se ter cuidado para não ingeri-lo em excesso, pois pode sobrecarregar os rins. Entenda melhor como deve ser o consumo de gatorade na gravidez e saiba qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Homem pode tomar cabergolina?

A cabergolina pode ser usada em homens, especialmente para tratar alguns problemas de saúde. Veja quando a cabergolina pode ser usada em homens e seus efeitos no corpo.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Tadalafila pode causar infarto?

Embora raros, eventos cardiovasculares como infarto e AVC são considerados possíveis efeitos colaterais da Tadalafila. Entenda melhor se a Tadalafila pode causar infarto.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Queda de cabelo pode ser câncer?

O câncer normalmente não causa queda de cabelo. Mas existem algumas condições associadas ao câncer que fazer o cabelo cair. Entenda em que casos a queda de cabelo pode estar associada ao câncer, outras causas comuns e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo 11 inibidores de apetite: naturais e de farmácia

11 inibidores de apetite: naturais e de farmácia

Os inibidores do apetite atuam aumentando a sensação de saciedade. Alguns exemplos de inibidores naturais são o chá verde e o glucomannan, enquanto que os principais remédios de farmácia são a sibutramina e o saxenda, por exemplo. Saiba mais sobre os principais inibidores do apetite.

Imagem ilustrativa do artigo 16 remédios para emagrecer: de farmácia e naturais

16 remédios para emagrecer: de farmácia e naturais

Os remédios para emagrecer ajudam a completar a dieta e permitem perder peso mais rápido. Confira os principais remédios utilizados, tanto de farmácia como naturais, para emagrecer.

Imagem ilustrativa do artigo Dor no peito: 11 causas (e quando pode ser infarto)

Dor no peito: 11 causas (e quando pode ser infarto)

A dor no peito nem sempre é sintoma de infarto, estando quase sempre relacionada com problemas menos graves como excesso de gases, problemas gástricos ou ansiedade. Veja quando desconfiar de infarto, confira outras causas de dor no peito e saiba o que fazer em cada caso.

Imagem ilustrativa do artigo Boca e língua dormente: 12 principais causas (e o que fazer)

Boca e língua dormente: 12 principais causas (e o que fazer)

Existem alguns fatores que podem causar formigamento e dormência na língua e na boca, que geralmente não são graves, mas deve-se estar atento a alguns sintomas de forma a evitar o desenvolvimento de doenças. Conheça as principais causas de boca e língua dormentes e o que fazer em cada situação.

Imagem ilustrativa do artigo Calculadora de calorias: quantas ingerir por dia?

Calculadora de calorias: quantas ingerir por dia?

Para saber quantas calorias ingerir por dia, pode-se fazer um cálculo que considera a energia que o organismo gasta para manter as funções básicas, como respirar, e energia gasta em atividades “extras”, como caminhar ou trabalhar. Saiba quantas calorias se deve ingerir por dia para manter o peso, emagrecer ou engordar .

Imagem ilustrativa do artigo Dor no fígado: 8 principais causas (e como tratar)

Dor no fígado: 8 principais causas (e como tratar)

A dor no fígado é uma dor localizada na região superior direita do abdômen, e pode ser sinal de doenças como infecções, obesidade, colesterol ou câncer. Confira as principais causas de dor no fígado e o que fazer em cada situação.

Imagem ilustrativa do artigo Dor nas pernas: 7 causas comuns (e o que fazer)

Dor nas pernas: 7 causas comuns (e o que fazer)

A dor nas pernas geralmente é causada por lesões nos músculos, tendões ou articulações, mas também pode indicar alterações na coluna, dor ciática ou má circulação. Confira as causas mais comuns para o aparecimento de dor nas pernas e o que fazer em cada situação.

Imagem ilustrativa do artigo Dor no lado direito do peito: 10 causas comuns (e o que fazer)

Dor no lado direito do peito: 10 causas comuns (e o que fazer)

Na maior parte dos casos, a dor do lado direito do peito é um sintoma temporário que surge devido a situações pouco graves, como excesso de estresse ou estiramento muscular. Porém, também pode ser sinal de problemas no pulmão e até coração. Conheça as 10 causas mais comuns e o que fazer.