Dor na barriga como se fosse cólica, o que pode ser?
Estou sentindo muita dor na barriga como se fosse uma cólica, já fui ao banheiro várias vezes, o que pode ser? E que posso fazer?
Existem três principais causas para a dor na barriga que parece uma cólica intestinal: gastroenterite, acúmulo de gases ou prisão de ventre.
Gastroenterite: é a inflamação do sistema digestivo que provoca dor na barriga e também pode ocasionar diarreia, vômitos e/ou falta de apetite. A gastroenterite geralmente acontece devido a intoxicações alimentares ou infecções virais, ou bacterianas.
Gases e prisão de ventre: a presença de gases no intestino pode causar dores abdominais e cólicas, além de sensação de estufamento e desconforto em todo o abdômen. Da mesma forma, a prisão de ventre pode provocar dor abdominal, sensação de inchaço na barriga e dor abdominal que pode ser em cólica.
Muitas outras doenças podem causar dores abdominais como se fossem cólicas. Os cálculos urinários, por exemplo, causam dores intensas na região lombar das costas que também podem atingir a barriga. Além disso, fatores psicológicos como a ansiedade ou estresse também podem desencadear ou piorar a dor abdominal em cólica.
Caso sinta dor em cólica persistente consulte um médico de família ou clínico geral, para uma avaliação inicial e realização do diagnóstico correto.
Como aliviar a dor de cólica na barriga
Existem algumas medidas simples que podem ser utilizadas para a maioria das situações de dor de barriga em cólica. São elas:
- Mantenha-se bem hidratado, bebendo água constantemente. Para a maioria das pessoas, cerca de 2 a 2,5 L de água por dia;
- Coma alimentos leves. Evite alimentos com gorduras, como carnes de difícil digestão. Prefira legumes e frutas, sopas, arroz;
- Faça uma massagem na barriga: em situações onde a dor de barriga é causada por gases, a massagem abdominal pode ajudar;
- Faça caminhadas: em situações de gases ou constipação, as caminhadas estão indicadas porque ajudam o intestino a funcionar e evitam o acúmulo de gases.
Se tiver dor abdominal frequente de forte intensidade consulte o seu médico de família ou um clínico geral, em algumas situações pode ser necessária uma avaliação por um gastroenterologista.
Também pode ser do seu interesse: