Perguntar
Fechar

Dor na uretra: O que pode ser e o que fazer?

Dor na uretra pode ser um sintoma de uretrite. Trata-se de uma inflamação ou infecção do canal que a urina percorre da bexiga até o exterior (uretra).

Além de dor ou ardência na uretra, sobretudo na hora de urinar, pode haver saída de corrimento esbranquiçado ou amarelado com odor fétido, coceira, além de vontade constante de urinar, mas com dificuldade em eliminar a urina.

As uretrites inflamatórias tem como principais causas traumatismos causados durante a relação sexual, pela introdução de sondas ou materiais cirúrgicos na uretra, cirurgias, entre outras.

Já as uretrites infecciosas são causadas principalmente pelas bactérias clamídia e gonococo, mas também pode ser provocada por, vírus, fungos e protozoários.

As uretrites causadas por fungos são provocadas principalmente pela cândida e ocorrem com mais frequência em pessoas que usam sonda vesical.

Leia também: Uretrite: Quais os sintomas e possíveis complicações?

A tricomoníase é uma infecção da uretra causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis e a doença é considerada sexualmente transmissível. Na mulher, pode provocar a saída abundante de corrimento vaginal, enquanto que nos homens pode não manifestar sintomas, embora possa causar inflamação na próstata.

Veja também: O que pode causar uretrite?

A uretrite é considerada uma infecção urinária, sendo muito mais comum na mulher que no homem.

O tratamento depende da sua causa, sendo geralmente utilizados medicamentos antibióticos. Em caso de dor na uretra, consulte um médico urologista para receber avaliação e tratamento.

Saiba mais em:

Dor ao urinar, o que pode ser?

Quais são os sintomas e causas de uma infecção urinária?

Qual é o tratamento para uretrite?