Perguntar
Fechar

Dor no tórax ao respirar e movimentar, o que pode ser?

Estou com muita dor no tórax, dói ao respirar e ao se movimentar, beber água, comer e até mesmo arrotar, o que acha que poderia ser?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Existem diferentes causas para a dor no tórax ao respirar. As causas mais frequentes se relacionam a problemas musculoesqueléticos, como contraturas musculares, dor miofascial, ou artrites, estas doenças geralmente causam dores que pioram com movimentos ou posturas específicas.

É ainda muito comum que pessoas que tenham passado por um esforço físico intenso (e que tenha afetado a musculatura do tórax) possam apresentar dor ao respirar. Isso também pode acontecer quando se tem episódios de tosse constante e repetitiva, devido ao esforço muscular provocado pelo ato de tossir.

Além disso, outras causas que podem provocar dor aos respirar e movimentar são:

Problemas gastrointestinais

Também são motivos frequentes de dor no tórax ao respirar e movimentar. Doenças como a esofagite ou a doença do refluxo esofágico, que causam uma dor em queimação no meio do tórax, que pode piorar após comer ou beber. Embora esta dor seja mais relacionada à ingestão de alimentos, também é possível que piore ao respirar ou ao se movimentar.

Doenças pulmonares

Em terceiro lugar se destacam as doenças do sistema pulmonar. Nesta situação a dor torácica pode vir acompanhada de outros sintomas respiratórios como falta de ar ou tosse. Doenças infecciosas, como a pneumonia, podem causar dor ao respirar e mais raramente ao movimentar, entretanto vem acompanhada frequentemente de outros sintomas como febre, tosse com expectoração purulenta e mal estar.

O tromboembolismo pulmonar é outro problema respiratório que cursa com falta de ar intensa e dor importante ao respirar, podendo também ocorrer dor ao movimentar. É uma condição urgente que precisa ser avaliada imediatamente.

Em qualquer caso, é sempre importante uma avaliação médica, especialmente se a dor for muito intensa, piorar em pouco tempo, se irradiar para o braço ou se for acompanhada de outros sintomas como falta de ar ou febre.

Lembre-se de procurar um médico imediatamente se sentir:

  • Falta de ar
  • Dor de forte intensidade
  • Dor que irradia para o braço esquerdo, ou para o queixo ou para as costas
  • Dor persistente

Também pode lhe interessar: