Dorflex serve para febre? Qual a sua composição e como tomar?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Dorflex ® não serve para febre. Apesar de conter dipirona monoidratada na sua composição, que tem ação analgésica e antitérmica, ou seja, atua no alívio da dor e da febre, o fabricante do medicamento não inclui a febre como uma das indicações do Dorflex ®. Para febre recomenda-se tomar dipirona ou paracetamol, por exemplo.

O Dorflex ® tem em sua composição citrato de orfenadrina, dipirona monoidratada e cafeína anidra. O medicamento é um relaxante muscular que serve para aliviar a dor causada por contraturas musculares, pois tem ação analgésica e também relaxa a musculatura. O Dorflex ® também é indicado para tratar a dor de cabeça tensional. O Dorflex ® começa a atuar depois de 30 minutos da toma.

Para que serve dorflex

Como tomar Dorflex ®?

Os comprimidos de Dorflex ® devem ser ingeridos com 1 copo de água. A dose diária recomendada é de 1 a 2 comprimidos, 3 a 4 vezes ao dia. A dose máxima de Dorflex ® não deve ultrapassar 8 comprimidos por dia.

Quais são as contraindicações do Dorflex ®?

O uso de Dorflex ® não é indicado em casos de: alergia ou intolerância a algum componente da sua fórmula, glaucoma (aumento da pressão intraocular), obstrução no
estômago e intestino, distúrbios motores no esôfago, úlcera péptica, aumento da próstata, obstrução do colo da bexiga e miastenia grave.

Por ter dipirona na sua composição, o uso de Dorflex ® também é contraindicado se a pessoa for alérgica aos derivados de pirazolonas ou a pirazolidinas ou tiver história de alterações hematológicas associadas a algum desses medicamentos.

Outras contraindicações do Dorflex ® incluem porfiria hepática aguda intermitente, funcionamento insuficiente da medula óssea, presença de broncoespasmo e reações alérgicas a outros medicamentos analgésicos.

Dorflex ® na gravidez e amamentação

O uso de Dorflex ® não é indicado no 1º trimestre de gravidez. No 2ª trimestre da gestação, a utilização do medicamento só deve ser feita após uma avaliação médica dos riscos e benefícios de tomar Dorflex ®. No último trimestre de gestação o uso de Dorflex ® não é indicado.

Não está definido se o uso de Dorflex ® na amamentação é seguro para o bebê. Porém, mulheres que estão amamentando devem evitar amamentar nas 48 horas seguintes à toma do medicamento, já que a dipirona é eliminada no leite materno.

Quais são os efeitos colaterais do Dorflex ®?

Os efeitos colaterais do Dorflex ® geralmente estão associados à administração de altas doses do medicamento, sendo a boca seca o primeiro efeito adverso a surgir. Ao aumentar a dose, outros efeitos colaterais podem surgir, como:

  • Diminuição ou aumento da frequência cardíaca, arritmias cardíacas, palpitações;
  • Sede, redução da transpiração, retenção urinária ou demora para eliminar a urina;
  • Borramento da visão, pupila dilatada, aumento da pressão intraocular;
  • Fraqueza, náuseas, vômitos, dor de cabeça, tonturas, prisão de ventre;
  • Sonolência, reações alérgicas, coceira, alucinações;
  • Agitação, tremores, irritação do estômago;
  • Urticária e lesões na pele (raramente).

Embora não seja comum, pessoas idosas podem apresentar um pouco de confusão mental.

Para maiores esclarecimentos, fale com o médico que receitou o medicamento ou consulte um médico de família ou um clínico geral.