Dormir demais faz mal à saúde?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Sim, dormir demais pode fazer mal à saúde. O tempo ideal de sono para um indivíduo adulto é de 7 a 8 horas por dia, sabendo que varia bastante de pessoa para pessoa, sem que traga um prejuízo, o que deve ser evitado é a oscilação dessa rotina.

Para crianças esse tempo é ainda maior, dependendo da idade, mas em média varia 10 a 12 horas por dia. Da mesma forma, dormir menos do que o recomendado também é prejudicial.

dormir demais

Estudos já comprovaram que pessoas portadoras de distúrbios do sono, seja dormindo mais ou menos horas do que o seu organismo necessita, apresentam um maior risco para desenvolver doenças graves como:

  • Hipertensão
  • Doenças cardiovasculares
  • Obesidade e
  • Diabetes

Sobretudo se houver história na família e hábitos de vida ruins, portanto é fundamental que a qualidade do sono seja uma prioridade na vida de todas as pessoas. Alguns estudos sugerem inclusive uma maior mortalidade em adultos jovens que dormem mal.

Porém, o mais importante é lembrar que uma boa noite de sono não depende propriamente da sua duração, mas sim da qualidade do sono. Uma noite bem dormida deve ser reparadora, na qual a pessoa descansa, passa por todas as fases do sono e acorda bem-disposta.

Para isso acontecer, é importante que o sono tenha profundidade, duração e não seja interrompido. Por isso, a duração ideal do tempo de sono varia de pessoa para pessoa, de acordo com a idade e o estilo de vida.

Leia também: Dormir demais pode ser alguma doença?

Se você acredita que tenha algum distúrbio do sono, dorme demais ou menos do que o recomendado, consulte um médico especialista em distúrbios do sono para melhora avaliação e orientações adequadas.

Pode lhe interessar também:

Sono excessivo: o que pode ser?

10 Dicas para melhorar a qualidade do sono