Sintomas de TPM após a menstruação é normal? O que pode ser?

Doutor, minha tpm é bem forte. Sinto dores nas pernas, cólicas (só no primeiro dia que a menstruação veio), meus seios incham e sempre que a menstruação desce volta tudo ao normal, é instantâneo. Porém, dessa vez, a minha menstruação veio mas as dores não cessaram. Minhas pernas e costas doem muito e meus seios estão inchados e meio doloridos. O que pode ser? É normal?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Não, continuar com os sintomas da TPM após a menstruação não é normal, mas pode eventualmente acontecer, por mais alguns dias. Isso pode ser sinal de alguma desordem hormonal, que fez com que as condições da fase pré-menstrual permanecessem no seu corpo mesmo depois da menstruação acontecer.

A TPM ocorre devido ao aumento acentuado dos níveis de hormônio luteinizante durante a ovulação. Há também um aumento da progesterona seguido por uma diminuição do mesmo para que haja menstruação.

Já a fase pós-menstrual é marcada pelo hormônio estrógeno, que melhora o humor e ameniza os sintomas da TPM.

O que é TPM?

A TPM (Tensão Pré-Menstrual) é uma síndrome que envolve manifestações físicas, emocionais e comportamentais que ocorre em mulheres em fase reprodutiva.

Os sintomas da TPM surgem após a ovulação e desaparecem ou diminuem significativamente após a menstruação.

Leia também: Quais são os sintomas de TPM?

Qual o tratamento para TPM?

Mulheres com sintomas leves devem mudar o estilo de vida, com uma alimentação saudável, prática de atividade física e redução do estresse.

Quando os sintomas são mais intensos, o tratamento pode incluir medicamentos analgésicos, antidepressivos, anticoncepcionais, suplementos, vitaminas, além das mudanças no estilo de vida.

Também pode lhe interessar: Anticoncepcional para os efeitos da TPM?

Consulte um médico ginecologista para fazer um exame de dosagem hormonal e iniciar um tratamento para a TPM.