Perguntar
Fechar

É perigoso ter sangue na urina?

Tenho diabetes e apareceu sangue na minha urina, é preocupante ou perigoso?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Ter sangue na urina não indica necessariamente algo perigoso ou grave. Na maioria das vezes a urina com sangue está relacionada a condições menos graves como:

  • Infecção urinária (pielonefrite, cistite, uretrite);
  • Cálculos urinários (cálculo renal ou vesical);
  • Trauma;
  • Excesso de exercício físico.

Entretanto, em algumas situações, a presença de sangue na urina também pode indicar doenças mais graves como câncer de rins, bexiga e próstata, ou ainda doenças que afetam os rins. Nestas situações, o sangramento na urina não melhora com o tempo.

No homem, uma causa frequente de sangue na urina é a hiperplasia benigna da próstata, uma condição que leva ao aumento do tamanho da próstata e causa diversos sintomas urinários como: dificuldade para urinar, jato urinário fraco, incontinência urinária e sangramento na urina.

Já nas mulheres, outra possível causa de sangramento na urina é a presença de endometriose na bexiga, uma doença que pode provocar sangramento urinário, dor ao urinar, dor pélvica e cólicas menstruais intensas e incapacitantes, porém, esta é uma condição rara.

Caso apresente sangue na urina é importante consultar o seu médico de família ou clínico geral para o diagnóstico da causa do sangramento. A depender da causa uma avaliação com urologista ou nefrologista pode ser necessária.

Também pode ser do seu interesse:

Referências bibliográficas

Etiology and evaluation of hematuria in adults. Uptodate. 2022