Perguntar
Fechar

É possível prevenir a insuficiência cardíaca congestiva?

Sim, em muitos casos a insuficiência cardíaca congestiva pode ser evitada. A prevenção é feita principalmente pelo controle e tratamento adequado do diabetes e da hipertensão arterial, além da redução dos fatores de risco para o desenvolvimento de doença coronariana, como não fumar, praticar atividade física regularmente e controlar os níveis de colesterol e triglicérides.

Há ainda outras medidas que podem ajudar a prevenir a insuficiência cardíaca congestiva, como melhorar as condições de higiene e habitação para reduzir o risco de doença de Chagas e diminuir o consumo de bebidas alcoólicas.

Pessoas com história de insuficiência cardíaca de causa desconhecida na família devem ser acompanhadas, assim como os pacientes que fazem tratamento para o câncer com quimioterapia.

A insuficiência cardíaca congestiva ocorre pela perda da capacidade do coração de bombear sangue suficiente para o resto do corpo, afetando o funcionamento de todo o organismo. Pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, embora seja mais comum em pessoas com idade mais avançada.

Para maiores esclarecimentos sobre como prevenir a insuficiência cardíaca, consulte um médico cardiologista, médico de família ou clinico geral.

Saiba mais em:

Insuficiência cardíaca pode ser genética?

Insuficiência cardíaca tem cura? Como é o tratamento?

Quais são os sintomas da insuficiência cardíaca?

Quais as causas da insuficiência cardíaca congestiva?