Perguntar
Fechar

É possível se contaminar no primeiro contato sexual?

Perdi minha virgindade faz um ano com meu namorado. Fiz exames e fui constatada que tenho HPV. É possível se contaminar no primeiro contato sexual? Qual o especialista que meu namorado deve procurar?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Sim, é possível se contaminar com o vírus do HPV e outras infecções sexualmente transmissíveis na primeira relação sexual, se não for usado preservativo. Seu namorado deve procurar um um médico de família ou um clínico geral caso ele apresente algum sintoma.

Pode ser que ele adquira o HPV mas não desenvolva nenhuma doença, já que muitas pessoas que são contaminadas pelo HPV não manifestam nenhum sintoma e permanecem com o vírus latente no organismo durante meses ou anos.

De qualquer forma, é importante que estejam atentos a possíveis sintomas como aparecimento de verrugas genitais. No caso da mulher é importante ainda realizar o rastreamento para câncer de colo de útero se já tiver 25 anos ou mais conforme o protocolo do ministério da saúde, converse com o seu médico de família ou ginecologista.

Quais são os sintomas de uma infecção do HPV?

O HPV pode não apresentar nenhuma manifestação clínica, mas quando apresenta sintomas uma das formas mais frequentes é através da presença de verrugas genitais. O HPV também pode ocasionar mudanças teciduais não visíveis, mas que podem levar a alterações celulares importantes que se evoluírem podem ocasionar câncer.

O rastreamento do câncer de colo de útero feito através do exame de papanicolau (colpocitologia oncótica), busca encontrar essas alterações celulares em estágio precoce de forma a evitar a progressão para câncer, por isso, é um rastreamento importante.

Usar camisinha protege do HPV?

O uso da camisinha é importante, pois é a única forma eficaz de proteger-se das infecções sexualmente transmissíveis, inclusive do HIV. No entanto, sabe-seque a camisinha não protege totalmente da infecção pelo HPV, já que o contato sexual com outras áreas que não são cobertas pelo preservativo podem transmitir o vírus.

Nesse sentido, o uso da camisinha feminina garante uma proteção maior, por cobrir uma maior parte da vulva feminina.

Para mais informações sobre o HPV e outras doenças sexualmente transmissíveis consulte o seu médico de família, clínico geral ou ginecologista.