É possível ter uma infecção sem febre?
As infecções causam febre, seria possivel que eu estivesse com uma infecção e a febre não fosse um sintoma?
Sim. Febre é uma reação do organismo e não da infecção, em muitas infecções a febre não aparece. Alguns grupos populacionais também tendem a não apresentar febre em quadros infecciosos como os idosos, cujos sintomas costumam ser menos exacerbados, incluindo a febre.
Além disso, algumas infecções mesmo graves ao invés de produzirem febre podem contribuir para a diminuição da temperatura corporal como em um quadro de septicemia.
Portanto, a febre não se relaciona diretamente a gravidade da doença, é possível ter situações de menor gravidade com febre alta e quadros mais graves com febre baixa ou ausente.
Por qual motivo ocorre a febre?
A febre ocorre devido a ação de moléculas de substâncias chamadas pirógenos, que podem ter origem externa ou interna ao próprio organismo. Bactérias e outros micro-organismos podem produzir toxinas que atuam como pirógenos, mas a próprias células de defesa do organismo como os monócitos e macrófagos também podem liberar substâncias com ação pirógena.
Por isso, é possível que a febre esteja presente em situações infecciosas e não infecciosas, tendo causas diversas, como tumores, processos inflamatórios, reações medicamentosas, reações a vacinas, reações alérgicas, distúrbios auto-imunes ou insolação.
É preciso baixar a temperatura durante a febre?
Pelo fato da febre estar diretamente relacionada a uma reação de defesa do organismo, nem sempre é necessário baixá-la. O importante é diagnosticar a causa da febre e tratar essa causa, assim a febre tende a baixar quando o problema principal estiver resolvido.
O uso de antitérmico geralmente está recomendado apenas em situações em que a febre provoca sintomas incapacitantes como fraqueza, dor no corpo e intenso mal estar, de modo a minimizar esses sintomas.
Para mais informações consulte o seu clínico geral ou médico de família.
Também pode lhe interessar: